Crea-MT, Mútua e Sindicato dos Engenheiros promovem evento sobre a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres
22 de novembro de 2024, às 14h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (SENGE-MT) e a Mútua-MT realizaram, na tarde desta quinta-feira (21), o 2° Cresce Mato Grosso, com um workshop sobre a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE). O encontro foi realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cáceres.
Representaram o Crea-MT, a coordenadora do Programa Mulher, conselheira e geóloga Sheila Klener, o presidente do Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (SINGEMAT), Sinvaldo Gomes Moraes, o presidente do SENGE-MT, Luiz Benedito de Lima Neto, o secretário do SENGE-MT, Noé Rafael da Silva e o inspetor do Crea-MT de Cáceres.
O evento gratuito aconteceu de forma híbrida, com palestras presenciais e com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A primeira e a segunda palestra foram ministradas pelo professor Adilson Reis com os temas: agroindústria, infraestrutura, transporte intermodal e ferrovias. A terceira palestrada foi realizada pela conselheira e geóloga Sheila Klener que abordou as geociências e geologia, e a quarta, sobre a ZPE de Cáceres, também ministrada pelo professor.
O evento foi fomentado pelo Edital de Chamamento Público 001/2024 do Crea-MT.
A unidade de Cáceres é a terceira ZPE ativa do Brasil. As ZPEs são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalarem na ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.
Texto: Caroline Mesquita