Crea-MT comemora Dia do Agente Fiscal neste 2 de fevereiro

2 de fevereiro de 2025, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

No dia 2 de fevereiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) celebra o Dia do Agente Fiscal, reforçando a importância desses profissionais na garantia do exercício legal e ético das atividades de engenharia, agronomia e áreas afins em todo o estado.

Como autarquia federal responsável por orientar e fiscalizar o exercício profissional no Sistema Confea/Crea, o Crea-MT atua por meio da Gerência de Fiscalização (GEFIS), que aplica as diretrizes da Lei nº 5.194/1966. Essas normativas são estabelecidas para as profissões regulamentadas, e os agentes fiscais são os responsáveis por garantir seu cumprimento, combatendo o exercício ilegal e assegurando que obras e serviços técnicos sejam executados por profissionais habilitados.

Em um estado de dimensões continentais como Mato Grosso, a fiscalização exige estratégia. Por isso, o Crea-MT organizou suas ações em Polos e Inspetorias regionais, distribuídos geograficamente para otimizar o atendimento. Essa estrutura permite adaptar as atividades conforme as demandas locais e sazonais, garantindo eficiência no combate a irregularidades e na proteção da sociedade, que depende da qualidade técnica para sua segurança.

No dia a dia, os agentes fiscais verificam a regularidade de obras, conferem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), realizam diligências e gerenciam processos administrativos. Sua atuação vai além da fiscalização sendo um trabalho educativo, que orienta profissionais e empresas sobre a importância de seguir normas técnicas e éticas.

O Coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reynaldo Toshyro, enfatizou a importância da profissão: “Sei que a fiscalização exige empenho e responsabilidade, pois é através do trabalho que garantimos o cumprimento das normas técnicas e a segurança das atividades de engenharia, agronomia e geociências. O agentes são fundamentais para a valorização das profissões regulamentadas e para a proteção da sociedade contra o exercício irregular das atividades. Por isso, quero expressar minha admiração e respeito por todos os Agentes Fiscais do Crea-MT. Seu esforço diário faz a diferença e merece todo o reconhecimento.”, finalizou.

Neste 2 de fevereiro, o Crea-MT parabeniza todos os agentes fiscais pelo trabalho dedicado!

 

Texto: Maria Cecília Borges