Crea-MT recebe Certificado de Responsabilidade Social

26 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Pela primeira vez o Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso recebe o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa. “O Crea-MT também foi o único órgão representativo de profissionais liderais a receber o certificado”, ressaltou o assessor parlamentar do Conselho, Hernán Escudero Guitierrez.

O certificado foi entregue na noite de segunda-feira (24.09) ao presidente do Conselho, Tarciso Bassan. Ao todo, 18 Certificados de Responsabilidade Social foram entregues à empresas e entidades mato-grossenses, além de 22 Moções de Louvor a membros da Comissão Mista que avaliam os trabalhos sociais prestados pelas instituições à sociedade.

Tarciso Bassan, lembrou da importância do trabalho desenvolvido pela coordenadora de contabilidade do Crea-MT, Dercy Ourives de Oliveira, e do conselheiro engenheiro civil Mário da Silva Saul, que se emprenharam na execução do balanço social.

De acordo com a Assessoria da AL, em 2006 foram certificadas cinco empresas privadas. Este ano o número de empresas contempladas com o certificado cresceu 360%. Em maio deste ano a Comissão de Educação realizou o II Seminário sobre Responsabilidade Social. À época foram apresentados cinco cases e expostos oito painéis sobre responsabilidade social. Participaram empresas privadas e públicas, estudantes, associações e sindicatos de classe.

O Certificado de Responsabilidade Social criado pela Lei Estadual nº 7.687 de 25 de junho de 2002, tem a autoria dos deputados Humberto Bosaipo (DEM), José Riva (PP) e o atual deputado federal Eliene Lima (PP).

Para o deputado Humberto Bosaipo, presidente da Comissão de Educação, Ciências , Tecnologia, Cultura e Desporto, a excelência dos trabalhos sociais empreendidos pelas empresas e entidades mato-grossenses é uma exigência da sociedade contemporânea. “É responsabilidade de toda a sociedade e não apenas do Estado. Em Mato Grosso vem crescendo as empresas que realizam trabalhos voltados ao bem estar da sociedade. No Rio de Janeiro mais de 60% das empresas têm trabalho com balanços sociais e em Minas Gerais, pelo menos 80% dedicam suas atividades ao bem social da população” disse Bosaipo.

Ele lembrou que para 2008, além do Certificado de Responsabilidade Social serão entregues troféus de responsabilidade social às entidades e empresas públicas e privadas.

“A responsabilidade das empresas vem evoluindo ano a ano. Entretanto elas necessitam relacionar com vários grupos para alcançar seus objetivos, não apenas com investidores, mas sobretudo com a sociedade. Contudo não podem ser apenas economicamente viáveis, mas justas e ambientalmente corretas. O certificado é um instrumento de difusão de transparência, por meio de comunicação com todos os públicos que relacionam com as empresas”, declarou a contabilista Dercy de Oliveira.
De acordo com o representante da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Sérgio Ricardo Inoui, a Comissão Mista é um momento que premia as empresas que têm desenvolvido trabalhos de caráter social em Mato Grosso. “O acréscimo das empresas contempladas com o certificado mostra bem a seriedade com vem sendo travado os trabalhos realizados pela Comissão Mista. As empresas cumpriram à risca a lei. Os trabalhos foram de primeira qualidade. A finalidade não é apenas reconhecer o trabalho social, mas incentivar outras empresas a aderirem a essa proposta”, destacou Sérgio Inoui.

Empresas que receberam o Certificado de Responsabilidade Social:
Farmácia Nossa Senhora de Fátima – Cuiabá
Universidade de Cuiabá – Unic
Refrigerantes Marajá S/A – Várzea Grande
União das Escolas Superiores de Cuiabá – UNIC – Cuiabá
Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico – Cuiabá
Unimed Vale do Sepotuba – Tangará da Serra
Usinas Itamaraty S/A – Nova Olímpia
Grupo André Maggi – Rondonópolis
Supermercado Modelo Ltda – Várzea Grande
Brasil Telecom S/A – Filial Mato Grosso
Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – MT Fomento