Consumo de sorvete aumenta em até 100% e é recorde

25 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O forte calor da semana passada levou um maior número de pessoas a consumirem sorvetes. Nas sorveterias a procura chegou a aumentar até 100% e, nos supermercados, algumas marcas chegaram a faltar no último final de semana. Termômetros chegaram a registrar 44ºC entre 14h30 e 15h30.

“Realmente o consumo vem se intensificando com as altas temperaturas dos últimos dias”, afirma o presidente da Associação dos Supermercadistas do Estado (Asmat), Altair Magalhães.

No Supermercado Modelo, por exemplo, algumas lojas ficaram sem o produto no sábado e domingo. “Faltou sorvete porque a alta procura coincidiu com as promoções que fizemos”, explicou o gerente de Compras de Perecíveis da rede, Valter Yamaguchi.

Segundo ele, o Modelo vinha registrando crescimento mensal de 24% no consumo de sorvetes. “Em setembro as vendas dispararam e devemos fechar com incremento de 80% em relação ao mesmo período do ano passado”, frisou Yamaguchi.

Nas sorveterias o movimento também se intensificou neste final de semana. De acordo com Marcel Salomão, proprietário das franquias do Sorvetes Alaska no Boa Esperança, Isaac Povoas e Popular, o último final de semana foi o mais movimentado do ano.

“Nas lojas não chegou a faltar [sorvete], mas em alguns supermercados o estoque chegou a zero no sábado e domingo”, conta. Ele acredita que nas lojas do Boa Esperança e Isaac Povoas o consumo praticamente dobrou em relação às semanas anteriores. “Estimamos que cerca de cinco mil pessoas tenham passado pelas nossas lojas e consumido algum tipo de produto”.

Marcel informou que a franquia Alaska conta com 15 lojas em Cuiabá e a expectativa é de que o consumo no mês de setembro cresça pelo menos 40% em relação ao mês anterior, também marcado pelos fortes temperaturas.

Outra franquia que registrou consumo recorde neste final de semana foi a Fredíssimo. “Foi o melhor [fim de semana] dos últimos anos”, avalia a proprietária da franquia, Luciana Vilela. Ela estima que mais de 1,5 mil pessoas tenham freqüentado a loja do Pantanal Shopping, a única da franquia em Cuiabá.

“As nossas vendas aumentaram em no mínimo 20% na semana passada”, diz Luciana, que prevê “crescimento acentuado” nas vendas de sorvetes em setembro. Segundo ela, apesar da grande procura não chegou a faltar sorvete porque a fábrica estava preparada para atender à demanda com o aumento da temperatura.

As sorveterias locais também experimentaram movimento recorde em suas lojas. Na Sorvetelli, a procura chegou a crescer 100%. “Chegamos inclusive a ficar sem alguns sabores, mas o estoque total não chegou a ser zerado”, assegura Danilo Ferreira, da área de produção da empresa. Ele conta que o pico aconteceu da sexta-feira ao domingo. “Tivemos um aumento surpreendente de pessoas em nossas lojas a procura de sorvetes”, informa.

A Sávio Sorvetes também teve problemas com alguns produtos, como os chocolates crocantes, picolés de brigadeiro e uva e sorvete sundae de chocolate. “Hoje (ontem) reforçamos o nosso estoque e já dispomos de todos os produtos”, afirma Amauri Ricardo, supervisor da sorveteria que conta com 123 pontos em Cuiabá e já registra aumento de 60% no consumo este mês.

Fonte:Diário de Cuiabá