Crea-MT divulga abertura do Edital de Chamamento Público nº 001/2025 para seleção de projetos de parceria com entidades de classe e instituições de ensino

26 de março de 2025, às 17h03 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) torna pública a abertura do processo para seleção de projetos de parceria com entidades de classe e instituições de ensino sem fins lucrativos, para o exercício de 2025. O processo é regido pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2025, aprovado pela Decisão de Diretoria nº 003/2025 e Ad Referendum nº 006/2025. As inscrições começam nesta quarta-feira (26).

O processo de seleção acontecerá em diversas etapas que serão analisadas e divulgadas pelo Conselho com total transparência.

Estão aptas a se inscrever as entidades de classe e instituições de ensino que atendam aos requisitos do edital. Além das entidades já registradas no Sistema Confea/Crea, também poderão se inscrever aquelas que estejam em fase de pré-registro, desde que apresentem a declaração emitida pelo Crea-MT.

O que é o Edital de Chamamento Público?

O Edital visa a seleção de projetos de parceria, por meio de Termo de Fomento, com entidades de classe e instituições de ensino, para concessão de apoio financeiro direcionado à execução de ações alinhadas à missão do Crea-MT. As ações devem focar em atividades como fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências.

As propostas podem abranger as seguintes áreas:

Eventos: Podem ser congressos, conferências, fóruns, seminários ou workshops que incentivem a inovação, a atualização e a geração de conhecimento técnico-científico, ou que discutam ações relacionadas à regulamentação ou fiscalização profissional.

Publicações: Podem ser livros, revistas ou manuais, em formato tradicional ou digital, sobre temas que envolvam inovação, atualização e geração de conhecimento técnico-científico, ou sobre a regulamentação e fiscalização profissional.

Cada entidade pode inscrever até dois projetos, podendo ser dois eventos, duas publicações ou uma combinação de ambos. O projeto deve detalhar a cota de parceria de acordo com os custos envolvidos, com limites máximos de valor de R$ 50.000,00 para eventos e R$ 30.000,00 para publicações.

O Crea-MT permitirá que os projetos inscritos busquem parcerias e patrocínios de outras pessoas jurídicas, desde que os itens a serem financiados pelo Crea-MT não sejam integralmente patrocinados por outros parceiros.

Cronograma

Inscrições: 26/03 a 25/04

Habilitação: 28/04

Classificação: 29/04

Seleção: 30/04 a 07/05

Homologação pelo Plenário do Crea-MT: 08/05

Divulgação do Resultado: 09/05

A inscrição é gratuita e deve ser realizada no setor de Protocolo da sede do Crea-MT, com prazo final até as 17h30 do dia 25 de abril. Após o ato da inscrição, não será permitida alteração no projeto apresentado.

Saiba Mais

As entidades de classe que optarem por realizar eventos no âmbito estadual devem garantir que as ações ocorram em Cuiabá ou Várzea Grande, e em uma cidade do interior do estado, à sua escolha. O Crea-MT se responsabiliza exclusivamente pela análise e seleção dos projetos, e o parceiro selecionado ficará responsável pela execução das ações operacionais necessárias, como divulgação, mobilização de público e organização do evento.

Após a conclusão do projeto, o parceiro deverá apresentar a prestação de contas no prazo de até 30 dias, incluindo todos os comprovantes e um relatório de execução financeira detalhado.

Este Chamamento Público oferece uma oportunidade única para as entidades de classe e instituições de ensino promoverem ações de relevância para os profissionais e para a sociedade, que sejam relacionadas ao Crea-MT.

Para mais informações acesse o Edital de Chamamento 001/2025

Anexos e modelos de documentações exigidas estão disponíveis aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT