Especialistas em combate a incêndios florestais vêm a MT combater fogo em Chapada
4 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Três técnicos do Ibama de Brasília especialistas em combate a incêndios florestais estão a caminho de Mato Grosso. Eles vão auxiliar os brigadistas do Estado no combate ao fogo que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O incêndio já consumiu mais de 3 mil hectares do parque e o fogo chegou ao Morro de São Gerônimo, um dos cartões-postais do parque.
Um helicóptero está sendo usado no combate ao incêndio. Os técnicos do Ibama também trazem para o Estado uma piscina com capacidade para 10 mil litros de água, que pode ser acoplada ao helicóptero para tentar apagar os focos de queimada.
Mais de 100 homens, entre bombeiros, brigadistas e militares da Força Aérea lutam contra o fogo que há três dias atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Este é o maior incêndio no local nos últimos quatro anos e já atingiu 8% da área do Parque.
Devido ao vento forte, o fogo avança com rapidez no local. Alguns focos chegaram a subir os paredões e as fumaças encobriram as formações rochosas, famosas entre os visitantes da Chapada. O fogo que atingiu o alto do morro foi controlado pelos brigadistas. No entanto, ainda há focos de queimada em direção à morraria de Quebra Gamela.
A principal preocupação dos brigadistas é evitar que o fogo se aproxime dos canion da Chapada, local considerado o coração do parque, onde vivem dezenas de espécies de aves ameaçadas de extinção.
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães está entre os cinco mais visitados do país. No ano passado, recebeu 120 mil turistas. Mas enquanto durar o incêndio estará fechado para as visitações.
Fonte:TVCA