Mais de 40 empresas do Setor de Oficinas do Sudoeste serão removidas

30 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As 46 oficinas localizadas no conjunto D do Setor de Oficinas do Sudoeste terão que deixar a área após onze anos na região. Segundo o administrador da cidade, Nilo Cerqueira, elas estão em local que não é destinado à construção. Aquelas que se encaixarem nos critérios do Pró-DF poderão se beneficiar do programa. Já os estabelecimentos dos conjuntos A, B e C estão em local destinado ao setor de Oficinas e micro empresas, por isso, não precisarão ser transferidos.

Segundo Cerqueira as empresas estão em uma área não edificante, ou seja, não destinada à construção, embora ocupem o local desde 1996. “As oficinas têm uma permissão de funcionamento da Administração do Cruzeiro de 1996, mas em 2003 foi criada a Administração do Sudoeste e Octogonal e desde então, estamos trabalhando com o GDF para resolver a situação”, afirma. Ele ainda conta que recentemente a Subsecretaria de Fiscalização (Sufis) fez um levantamento e apresentou as intimações demolitórias. “A área precisa ser liberada para que uma rede de tensão da CEB seja instalada até janeiro deste ano”, afirma.

Atualmente, os proprietários das empresas estão sendo cadastrados na administração. “A primeira oferta do governo local foi de lotes do Pró-DF localizados no PSul e Gama, mas eu mesmo não aceitei. Já conversei com o vice-governador, Paulo Octávio, sobre a possibilidade de terrenos nas mediações do Sudoeste”, diz. Ele informou está estudando junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a transferência para o Setor de Oficinas Sul (SOF Sul). “Os clientes destes empresários estão nestas redondezas. Não queremos prejudicá-los”, completa.

Porém, a transferência para o SOF Sul poderá levar mais tempo que o esperado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que as oficinas sejam transferidas para o SOF Sul será necessária uma expansão. “Hoje não existe espaço para receber as oficinas. Será necessário um estudo da Terracap para expandir o local. E ainda preparar a infra-estrutura para recebê-los”, explica o Subsecretário de Pólos Econômicos do DF, João Paulo Ferreira Alves. Ele ainda esclarece que aqueles que quiserem participar do Pró-DF poderão ir imediatamente para áreas como Recanto das Emas, Gama e Samambaia.

Para serem beneficiadas pelo Pró-DF as oficinas terão que passar por um crivo. “As empresas têm que preencher uma carta consulta com dados do empreendimento como: capacidade de investimento, tipo de negócio, geração de empregos, tamanho do lote, e aonde pretende se instalar”, diz Alves. O próximo passo é avaliação de toda a documentação legal, como certidões da empresa e dos sócios. Os técnicos da secretaria são os responsáveis pela seleção. “Aprovada, a pessoa precisa esperar que a área que ele pediu no local seja liberada”, explica Alves.

Vantagens
Os empresários que quiserem aderir o Pró-DF terão algumas vantagens. Lotes localizados em áreas nobres – Plano Piloto – terão até 50% de desconto do valor da terra nua. Já nas áreas do entorno pode chegar até 90%. Porém, para isso os interessados terão que seguir um cronograma como construir o comércio dentro de um prazo e gerar empregos. Todo o custo da edificação das oficinas ficará por conta dos proprietários.

Fonte:Correio Web