Mais nove rodovias do estado podem ter cobrança implantada

22 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

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Governo e associações de produtores rurais pretendem implantar o sistema de cobrança de pedágio em todas as rodovias construídas através de parcerias. Das 12 rodovias identificadas no estudo encomendado pela Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Sinfra), três já estão com suas praças de pedágio instaladas e outras nove também devem operar o sistema nos próximos anos.

A próxima rodovia que terá o seu pedágio implantado em Mato Grosso é a MT-235, no trecho de 113 quilômetros entre Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, médio norte mato-grossense. Já foram pavimentados até agora 60 quilômetros dessa rodovia e a Associação dos Beneficiários da Rodovia da Produção já licitou a construção da nova praça de pedágio para a região.

As obras de pavimentação devem ser concluídas até 2008, mas a praça de pedágio já começa a ser construída na próxima semana, com previsão de entrar em funcionamento dentro de 60 dias.

As primeiras praças pedagiadas foram as MTs-242 e 449, a primeira ligando Sorriso a Ipiranga do Norte (66 Km de extensão), e a segunda entre e Lucas do Rio Verde e Tapurah (97 Km). O terceiro trecho com pedágio é a da MT-242 (trecho Sorriso-Nova Ubiratã), de 83 Km.

“Os pedágios estão dando certo e a meta do governo é implantar o sistema em todas as rodovias estaduais construídas através de consórcios que mostrarem viabilidade técnica e econômica”, informa César Augusto Ribas, coordenador de Programas Especiais da Sinfra.

O governo prepara para implantar o sistema na MT 487 (entroncamento da BR-163-Barreiro, de 60 Km), MT-235 (Nova Mutum-Santa Rita do Trivelato, 113 Km), MT-010 (entroncamento BR-364-São José do Rio Claro, 100 Km), MT-140 (Sinop-Rio Tartaruga, 73 Km), MT-225 (entroncamento BR-163-Vera, 32 Km), MT-170 (Campo Novo-Brasnorte, 109 Km), MT-480 (Tangará-Deciolândia, 56 Km), MT-235 (Sapezal-Rio Papagaio, 42 Km), MT-140 (Campo Verde-Brasilândia, 87 Km).

A Sinfra vai encomendar também um novo estudo para a implantação do pedágio na MT-130, ligando Paranatinga a Rondonópolis, na região Sul do Estado, numa extensão de 250 Km, por meio de concessão à iniciativa privada. Será o primeiro a ser construído e administrado nesta nova modalidade.

O governo do Estado está analisando alguns modelos para a implantação do pedágio nas rodovias estaduais. Já foram visitadas praças de pedágio em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Neste último, o sistema de cobrança é privatizado.

“O pedágio envolve tecnologia e depende de software e controle avançados para funcionar com eficiência e segurança. Por isso temos que conhecer os diversos modelos em funcionamento no país para ver qual é o mais adequado e que melhor se encaixa à nossa realidade”, explica um funcionário da Sinfra. (MM)

Fonte: Diário de Cuiabá