Discussão sobre a Amazônia será aberta pela ministra Marina Silva

20 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Com o objetivo de debater e avaliar os instrumentos econômicos de promoção à gestão ambiental rural na Amazônia, existentes no âmbito federal e estadual, sugerir políticas e ações de governo e definir iniciativas no âmbito do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), será realizado nesta terça e quarta-feira (21 e 22.08) o seminário “Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades”, em Cuiabá.

O evento contará com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do governador do Estado, Blairo Maggi, do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alves Margarido Neto, além de secretários do Meio Ambiente de vários estados.

A finalidade do seminário é analisar incentivos à gestão ambiental rural na Amazônia, onde, idealmente, toda atividade econômica deveria ser sustentável e aliar o desenvolvimento à melhoria das condições de vida das populações locais e à preservação dos recursos naturais.

O seminário será composto de quatro painéis expositivos e contará, no encerramento, com uma reunião ampliada da Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente do Conama, que receberá as sugestões e temas trazidos pelo evento, com a finalidade de definir encaminhamentos no âmbito desta e de outras Câmaras Técnicas.

Durante a discussão, serão abordadas as experiências internacionais, analisar quais tipos de créditos os bancos têm oferecido na área e identificar quais atividades devem ser constrangidas do ponto de vista econômico.

O evento será realizado na Assembléia Legislativa, no auditório Renê Barbour. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas no site www.mma.gov.br/conama e no site da Sema (www.sema.mt.gov.br).

A idéia do evento surgiu durante a 45ª reunião extraordinária do conselho, realizada em Cuiabá, em 2005. Nesse sentido, o seminário é um passo importante para estimular uma maior discussão sobre o assunto. O evento buscará abordar o atual panorama, as iniciativas, as limitações e os desafios para a gestão ambiental rural

Fonte:Secom/MT