Emprego na indústria fica estável em junho e fecha semestre com alta

13 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

mercado de trabalho na indústria ficou praticamente estável de maio para junho, com ligeiro recuo de 0,1% nas contratações, depois de cinco meses em expansão.

Em relação a junho do ano passado, houve avanço de 2,1%, taxa idêntica à registrada em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com o desempenho de junho, o setor fecha o primeiro semestre de 2007 com alta de 1,6% nas contratações. Os dados, divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes).

De acordo com André Macedo, economista da Coordenação de Indústria do IBGE, o resultado de junho representa acomodação depois de taxas consecutivas de crescimento e confirma a expansão do emprego na indústria em 2007.

“Mesmo com essa variação negativa na passagem de maio para junho, a leitura desse resultado é de acomodação, até porque os resultados anteriores eram amplamente positivos. Nas outras comparações, os resultados ainda são plenamente favoráveis e atingem a maior parte dos locais e dos setores pesquisados”, avaliou Macedo.

Segundo ele, no encerramento dos seis primeiros meses de 2007, os resultados do emprego são bastante positivos e acompanham a produção industrial, que também fecha o semestre com resultados muito favoráveis.

Fonte:Radiobras