Consumidor começa a trocar telefone fixo por celular
31 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Telefone móvel pode pesar no bolso: diferença entre as tarifas chega a 250%G1
Os celulares estão substituindo os telefones fixos. De acordo com a Anatel, hoje em cada grupo de 100 habitantes, apenas 20 têm telefone fixo e 56 têm celular. Em cinco anos, o crescimento das linhas móveis foi de 6.000%, o que resulta num total de 106 milhões de brasileiros grudados nos aparelhos.
Apesar das vantagens do aparelho, o telefone móvel pode pesar no bolso. Segundo o administrador especializado em economia Feliciano Abreu, a diferença entre as tarifas chega a 250%.
Nos últimos dois anos, segundo a Anatel, um milhão de casas brasileiras deixaram de ter o telefone fixo. Mas, para valer a pena, a troca pelo celular depende muito do perfil do consumidor. Para a publicitária Lise Loureiro, pagar a assinatura básica do fixo seria jogar dinheiro fora. Ela passa quase todo o dia no trabalho. Por isso, agora só usa o celular. “Não fazia mais sentido ter duas contas, dois aparelhos para me governar”, diz.
Já Márcia Boscarino ainda prefere manter os dois telefones e sabe como economizar. “O celular a gente usa mais para alguma coisa de urgência, alguma coisa que seja uma ligação mais rápida. Agora o fixo é para alguma coisa que você vai fala mais demoradamente.”
Fonte:G1