Brasil e Rússia assinam acordo sobre regra sanitária da carne
26 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Brasil e Rússia assinaram um documento de entendimentos com regras sanitárias para o comércio de carnes O acordo foi firmado pelo secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Afonso Kroetz, que está na Rússia desde segunda-feira, e pelo vice-diretor do Serviço Veterinário russo, Evgueni Nepoklonov. O secretário informou que o documento define procedimentos que devem ser seguidos pelos exportadores brasileiros, mas não citou quais são essas regras.
De acordo com o governo brasileiro, o documento prevê mecanismos para reforçar as garantias sanitárias para os produtos brasileiros de exportação. “O resultado da missão como um todo pode ser considerado positivo”, disse o secretário, que retorna para o Brasil no final de semana. Ontem, ele participou de reunião na Embaixada do Brasil na Rússia.
O mercado russo de carnes é de grande importância para o Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), os embarques de carne bovina para a Rússia somaram 233.851 toneladas e renderam US$ 447,5 milhões nos seis primeiros meses do ano – um quinto das exportações brasileiras totais do produto no período, de US$ 2,2 bilhões.
Kroetz informa ainda que será realizada uma inspeção conjunta em 10 frigoríficos brasileiros que estão com as exportações suspensas para o mercado russo para que a situação seja reavaliada. Em nota, o Ministério da Agricultura informa que na próxima semana haverá uma resposta sobre a possível reabilitação dos exportadores.
Fonte:Brasília/AE