Petrobrás anuncia as novas estratégias para o etanol

27 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Petrobras já traçou sua estratégia para o etanol, como opção de combustível para térmicas e produto para exportação. Ontem, o diretor de abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, disse que estima vendas externas – de empreendimentos nos quais a companhia terá participação – de 3,5 bilhões de litros de álcool em 2011, especialmente para o mercado japonês.

No curto prazo a empresa fará, em agosto, os primeiros testes para operação da térmica Barbosa Lima Sobrinho, em Seropédica (RJ), com etanol, como opção ao gás. Além disso, em no máximo três meses, segundo Costa, serão assinados, com parceiros do setor privado, contratos para a implantação de cinco usinas de álcool no País. Costa concedeu entrevista ontem após participar de seminário sobre etanol na sede da Petrobras, no Rio. Sobre o teste na térmica fluminense, ele explicou que o álcool para a experiência já está disponível, mas houve algum atraso no projeto para adaptações em equipamentos.

Ainda de acordo com o diretor, um grupo de japoneses, interessado em ter o álcool como alternativa ao gás natural, virá ao Brasil para acompanhar os testes. Costa afirmou que a operação da térmica com o etanol, se bem sucedida, servirá como alternativa importante para os japoneses e também para a operação de térmicas no Brasil, que já passando por adaptações para funcionar com diesel e poderão adicionalmente ter a opção do etanol. Segundo Costa, até o final deste ano, “em no máximo três meses”, deverão ser assinados os primeiros contratos.

Fonte:Rio/AE