Conselho Nacional de Política Energética analisa construção de Angra 3
26 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselho Nacional de Política Energética se reúne pela primeira vez em 2007 nesta segunda-feira (25), no Ministério de Minas e Energia. Um dos assuntos que deverá ser tratado durante a reunião é a construção da usina nuclear Angra 3. As informações da Agência Brasil são de que até o final do ano o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá emitir o licenciamento prévio para a construção de Angra 3.
Segundo a física Sandra Miano, responsável pela área nuclear na Diretoria de Licenciamento do órgão, o cronograma de avaliação técnico-financeira já foi aprovado pelo Ministério do Planejamento. Ela disse que até o final do ano a licença prévia será emitida pelo Ibama e o empreendedor que estiver de posse das duas licenças poderá, com o aval do CNPE, dar início às obras.
É necessária também, para a viabilização da usina, a concessão de licenciamento nuclear dada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Foram realizadas este mês pelo Ibama três audiências públicas sobre a construção da usina nuclear, uma em Angra dos Reis no dia 19; em Parati, no dia 20; e a última em Rio Claro no dia 21.
Fonte: Agência Rio