Petrobras está preparada para a greve, afirma Sérgio Gabrielli

20 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse ontem que a diretoria da estatal está negociando com os petroleiros para tentar evitar uma greve, mas não descartou a possibilidade da paralisação ocorrer. “Essas negociações em torno do plano de carreira dos funcionários já se estendem por três anos e esperamos poder evitar uma greve”, disse ontem Gabrielli após participar de seminário sobre energia renovável promovido pelo jornal Financial Times em Londres. “Mas estamos preparados para enfrentar uma greve”. Gabrielli disse que uma paralisação “sempre é negativa” e o objetivo da empresa “é minimizar ao máximo impacto sobre a produção”.

Ontem, a Federação Única dos Petroleiros disse que pode iniciar uma greve de cinco dias a qualquer momento após 5 de julho. Essa notícia e, principalmente, a perspectiva de greve prevista a partir de hoje no setor petrolífero da Nigéria foram apontados pelos analistas do setor de energia como os fatores que vêm pressionando para cima os preços do petróleo nos últimos dias. Entidades com a Agência Internacional de Energia vêm alertando nos últimos meses que caso a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não eleve o mais rapidamente possível a produção, os preços da commodity poderão subir nos próximos meses.

Atrasos – Ele foi questionado sobre os atrasos nas metas de aumento de produção de petróleo da estatal para este ano. Segundo Gabrielli, esses atrasos ocorreram, principalmente, devido a problemas no início de operação em novas unidades de produção nesse primeiro semestre. Mas salientou que a Petrobras adicionará uma capacidade de produção de 540 mil barris por dia neste ano. “Até o final de dezembro, a produção de petróleo da Petrobras vai superar os 2 milhões de barris por dia”.

Fonte:Diário de Cuiabá