Confea faz balanços de todos os Congressos Estaduais

18 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Comissão Organizadora do 6º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) fez um balanço de todos os Congressos Estaduais (CEPs) – eventos preparatórios para o CNP – na última quarta-feira, 6 de junho. Para a realização dos 27 encontros estaduais foram feitos 270 eventos preparatórios, com uma participação de cerca de 21 mil profissionais e 1500 teses formuladas. Elas serão sistematizadas durante o CNP, cuja primeira etapa será no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de agosto.

O balanço foi apresentado pelo Coordenador do Pacto Profissional e Social, eng. Argemiro Mendonça. O destaque da reunião foi a cidade de Paragominas, no Pará. Segundo Argemiro, a cidade fica a dez horas da capital e é a primeira vez que hospeda um encontro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Apesar da distância, a cidade recebeu 150 profissionais no dia 26 de março.

O Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. Mec. Francisco Machado, defendeu a necessidade de uma estratégia de comunicação para ampliar ainda mais a participação no evento. “Precisamos mobilizar deputados, autoridades da educação e nossos próprios conselheiros”, ressaltou. Além disso, Machado propôs um processo de capacitação dos delegados estaduais, para que eles cheguem preparados ao Congresso Nacional de Profissionais.

O presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, ressaltou a necessidade de ampliar o debate do processo de inovação tecnológica, além de universalizar o Pacto Profissional e Social no sentido de que os profissionais do Sistema Confea/Crea possam contribuir com o desenvolvimento sustentável. “Nós queremos um Pacto das nossas categorias profissionais com a sociedade”, afirmou.

A Comissão Organizadora Nacional para o 6º CNP é formada pelo presidente Marcos Túlio, pelo presidente do Crea-RJ, eng. Reynaldo Barros, pelo coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), Paulo Bubach, pelo coordenador nacional representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas, William Alvez Barbosa, pelo Coordenador do Cden Francisco Machado, pelos representantes do Cden Alfredo Silveira da Silva, Nivaldo Bosio e Nelson Agostihno Burille e pelo representante da Mútua, Paulo Guimarães.

Fonte: Confea.