Curso de operadores de máquinas agrícolas qualifica trabalhadores em Itiquira

15 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Mais um curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas iniciou em Mato Grosso. Desta vez, a qualificação profissional atende o município de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), onde noventa e um alunos participam do treinamento , que acontece no Parque de Exposições da cidade. Este já é o segundo curso realizado pelo projeto este ano, que qualificou primeiramente 118 trabalhadores em Jaciara.

A capacitação integra o projeto Parceria Rural – Agricultura, desenvolvido através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O treinamento dura cerca de 15 dias, período em que os alunos aprendem noções de preparo de solo, plantio, colheita de algodão, de soja, operação e manutenção de tratores, estudos técnicos, saúde e segurança no trabalho e ética e cidadania.

Este conteúdo é aplicado a todos os participantes, ao final do treinamento os 30 que mais se destacarem receberão ainda mais três dias de aulas extras sobre agricultura de precisão, noções de GPS.

“Temos em Itiquira alunos de outras regiões. Um deles veio de Cuiabá para participar da qualificação, uma oportunidade de estar atualizando-se às novas tecnologias aplicadas no trabalho do campo. Os agricultores hoje exigem experiência para atuar no ramo e o curso prepara o trabalhador para ingressar no mercado”, destacou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

O projeto atenderá este ano um total de dez municípios. O cronograma foi preparado atendendo cidades que solicitaram o curso e localidades com maior produção de grãos.

São parceiros no Parceria Rural – Agricultura as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, AD – Protec, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, Conselho Estadual do Trabalho, além de sindicatos rurais e prefeituras.

Setecs-MT