Comércio prevê venda 10% maior
5 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O comércio de Mato Grosso prevê um crescimento de até 10% no volume de vendas para o Dia dos Namorados, considerada a terceira melhor data comemorativa no ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. E figuram na lista dos presentes mais procurados entre os consumidores mato-grossenses: roupas, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, calçados, CDs, perfumes.
“Na maioria das vezes são produtos com preços variando entre R$ 25 a R$ 50”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Aguiar, que salienta ainda a vantagem que a data tem por se tratar de uma comemoração de “via dupla”. “A data tem este diferencial justamente porque são duas pessoas sendo presenteadas ao mesmo tempo”. A entidade estima alta de 6% nas vendas.
Apesar da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio) anunciar um percentual mais otimista, ao redor dos 10%, o vice-presidente da entidade, Hermes Martins da Cunha, diz que mesmo se o aumento nas vendas ficar ao redor dos 7%, o resultado já estará de bom tamanho. “Se houver a repetição desta performance, como foi registrada no Dia das Mães, será uma marca realista para o Estado”.
A Fecomércio informa que o otimismo nas vendas nesta data está atrelado essencialmente a dois fatores. O primeiro está relacionado com o bom resultado do Dia das Mães que alcançou os 7% superando às expectativas iniciais de 6% e devido ao pouco espaço de tempo entre uma data e outra, os lojistas acreditam que haverá este reflexo de influência positiva no consumo. E o segundo fator está relacionado ao aumento de adimplentes, que passou de 4,345 mil em 2006 para 3,157 mil em 2007 representando no acumulado mensal uma retração de 27,34% no volume de títulos protestados.
Espera-se ainda um grande aumento no fluxo de pessoas nos centros comerciais das principais regiões do Estado e em shoppings centers, aquecendo não só o comércio, como também o setor gastronômico de uma forma geral. O aumento registrado no número de consultas na semana do Dia dos Namorados de 2006 foi de 12,79% no comparativo com 2005. O incremento se justifica por que houve no período a inauguração de duas grandes filiais de lojas de rede, em Cuiabá, fato sazonal responsável pela média superior.
Fonte:Gazeta Digital