Encontro de Energia reúne principais nomes de mercado

30 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em 2007, as preocupações dos empresários brasileiros em relação ao setor energético se agravaram. Por um lado, o clima de instabilidade no relacionamento com a Bolívia gera um sentimento de insegurança quanto ao futuro da oferta e dos preços do gás natural no País. Além disso, a perspectiva de que a economia brasileira tenha um desempenho mais forte nos próximos anos faz uma dúvida pairar no ar: o governo tem como garantir que a expansão da atividade econômica seja acompanhada do aumento na oferta de energia?

Para discutir essa e outras questões, o Centro e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp e Fiesp) realizam, entre os dias 19 e 21 de junho, o 8º Encontro de Negócios de Energia, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, em São Paulo.

O evento, único no País voltado para o mercado consumidor, tem como objetivo promover um encontro entre os diversos profissionais de mercado para estimular o debate em torno dos temas que definem os caminhos do setor, que enfrenta um momento de questionamentos sobre as oportunidades e gargalos que serão enfrentados nos próximos anos. Além disso, essa é uma ótima chance para que empresas de todos os níveis, da geração à distribuição, entrem em contato com os consumidores industriais, criando um ambiente propício à realização de negócios.

Para Newton Duarte, diretor titular do Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) do Ciesp, as dificuldades na aprovação de projetos, causadas por problemas de licenças ambientais, deixa indefinida a possibilidade de atendimento da demanda prevista no setor no médio prazo. “Há poucas opções para os empresários caso esse cenário desfavorável se mantenha. Há grande procura por sistemas de co-geração, o que pode atenuar dependência por energia elétrica do sistema, mas na questão do gás os investimentos em produção e gaseificação do gás liquefeito são enormes e, portanto, espera-se que a Petrobrás lidere esse processo”, afirmou.

Fonte: Agência Rio