Prestadoras de serviços são campeãs em investimento

28 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Entre os setores da economia, as prestadoras de serviços foram as que mais investiram em 2006, segundo o estudo realizada pela Serasa. A análise dos balanços contábeis de 14,1 mil empresas do setor indica que 13,1% do faturamento líquido foi para investimento em ativos imobilizados. Isso corresponde a R$ 58,2 milhões, ante R$ 41,8 milhões em 2005 -um aumento de R$ 16,4 milhões. Na indústria, a taxa foi de 7,5% e no comércio, 1,3%. Na avaliação de Márcio Torres, analista de crédito da Serasa e coordenador do estudo, os números dos serviços são explicados principalmente pelos investimentos feitos pelos setores ligados à infra-estrutura e utilidade pública. Ele cita o exemplo da telefonia fixa, cujos investimentos representaram 11,7% do faturamento líquido. Após a privatização, as empresas fizeram pesados investimentos para atender às metas de universalização e, mais recentemente, vêm mantendo investimentos para enfrentar a concorrência acirrada e ainda oferecer serviços de maior valor agregado. A Telefônica, operadora de São Paulo, investiu R$ 2,876 bilhões no ano passado. A empresa tem previsão de investir mais R$ 15 bilhões até 2010, tanto em telefonia fixa como celular. Para este ano, a previsão é destinar R$ 3,750 bilhões. Entre outros projetos, estão incluídos investimentos para aumento da rede de banda larga e a entrada da Telefônica na distribuição de TV por assinatura.

Fonte:Gazeta Digital