Preço da arroba apresenta redução de 20% em 9 meses
21 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Segundo dados fornecidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea/Esalq, entre dezembro de 2004 e setembro de 2005, o preço da arroba do gado apresentou uma queda que variou entre 15% a 20%, conforme a região, sem apresentar as oscilações naturais de preço causados pelos períodos de seca, quando por falta de alimento e chuva, o gado perde peso, entre outras sazonalidades.
Para os pecuaristas não há dúvida sobre a formação de cartel. “No início do ano nós tivemos a oportunidade de denunciar isso ao Ministério da Justiça. Basta ver, nos últimos anos, o preço da arroba tem caído sensivelmente. No passado havia aumento no preço da arroba de forma sazonal, causado por situações às vezes regionais, ou pontuais. Hoje os donos de frigoríficos não deixam isso acontecer”, afirma o produtor Orlando Dias Júnior, da região do Pantanal.
“Fica muito clara a estratégia dos donos dos frigoríficos. O Friboi, por exemplo, quando existe um situação de aumento de preço, eles desovam os seus próprios estoques de gado confinado, forçando o preço para baixo. Na minha opinião, dono de frigorífico não pode atuar na produção ou confinamento de gado e muito menos na formação de preço, pois é o produtor que sabe o custo de produção de seu rebanho”, disse o pecuarista que pediu anonimato.
Ele defende a melhoria dos preços ao produtor e a redução dos efeitos da seca a partir da organização da cadeia produtiva. “Estamos comercializando nossos produtos abaixo do custo de produção e precisamos discutir alternativas para tentar melhorar essa situação”. O produtor recomenda uma ação dos pecuaristas junto aos fornecedores de insumos. “Baixou o dólar e o preço do gado, mas o dos insumos, que são dolarizados, não baixou”. (MP)
Fonte:Diário de Cuiabá