Custo total terá elevação de até 18%
14 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Alguns dos fertilizantes que serão usados na próxima safra já tiveram aumento de até 70% nos preços em relação ao ano agrícola anterior. Em média, a elevação no valor dos produtos oscila na faixa de 55% diante dos preços adotados no ano passado. O operador comercial da Produza Agronegócios Corretora de Commodities, Wilson de Souza Bezerra, calcula que a alta dos produtos vai provocar um acréscimo de 15% a 18% nos custos totais de produção da próxima safra.
Segundo ele, os adubos e o óleo diesel têm, juntos, um peso de 30% a 35% nas despesas totais de produção das lavouras de soja. Apesar disso, ele não acredita em grande redução na área plantada na safra 07/08. “O produtor sempre dá um jeito, reduz tecnologia, elimina áreas menos férteis e acaba plantando”, destaca. Mesmo assim, ele diz que os produtores terão que cuidar do planejamento da lavoura e, principalmente, controlar os custos de produção.
Bezerra acredita que os produtores deveriam recorrer aos contratos de venda futura para tentar garantir os preços que, por enquanto, ainda estão bons. A Bolsa de Chicago está negociando a soja que será entregue este mês a US$ 7,475 por bushel (padrão de medida norte-americano que aquivale a 27,2154 quilos). Para maio de 2008, ou seja, daqui um ano, o mercado futuro está apontando preços de US$ 8 por bushel. (AM)
Fonte:Diário de Cuiabá