Investimentos sobem no mercado florestal

8 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O mercado florestal teve aquecimento neste ano com a disparada dos investimentos realizados pelas indústrias de papel e celulose, moveleira e siderúrgica em áreas de plantação de pínus e eucalipto. A previsão é que até 2010 serão investidos cerca de R$ 4 bilhões no plantio de florestas. O mercado também aumenta a produção de bens de capital para o setor. Fabricantes de máquinas como a Ponsse e a Bruno Industrial estimam aumento de até 50% na demanda por equipamentos para corte, transporte e transformação de madeira em produto acabado.

Nos últimos quatro anos, houve incremento de mais de 70% na área plantada no Brasil, que hoje está calculada em 5,2 milhões de hectares. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), a estimativa é de que, em 2020, esta área chegue a 7 milhões de hectares.

A associação garante que empresas associadas como Votorantim Papel e Celulose (VCP), Cenibra, Klabin, Suzano Papel e Celulose, Aracruz e International Paper, serão responsáveis pela plantação de outros 370 mil hectares de pínus e eucalipto em 2007. Em 2006, as associadas plantaram 331 mil hectares de área florestal-industrial.

A VCP, por exemplo, aumentou em 50% os aportes em plantação, que devem atingir US$ 360 milhões em 2007. Já a Cenibra vai injetar US$ 36 milhões, US$ 6 milhões a mais do que no ano passado.

O setor de papel e celulose é responsável por 79% das florestas plantadas de eucalipto, seguido pelo setor siderúrgico, com 16%, e pelo moveleiro, com 5%. Dessa área total, 84% são de propriedade das indústrias, 11% são arrendados para terceiros e 5% são áreas de fomento, parcerias das empresas com produtores rurais, que garantem a compra da madeira sete anos depois do plantio.

Fonte: DCI.