Bolívia assume produção

3 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Pouco depois das 6 horas de ontem, a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) tornou-se oficialmente proprietária de toda a produção de petróleo e gás no país, relegando as empresas estrangeiras ao papel de prestadoras de serviço.

O marco da mudança foi o registro, num cartório de La Paz, de quase todos os 44 contratos negociados no ano passado entre a YPFB e 12 empresas que exploram hidrocarbonetos na Bolívia – entre elas a brasileira Petrobrás, a espanhola Repsol e a francesa TotalElf.

“Com esses contratos, as empresas aceitam que serão simplesmente sócias (do Estado boliviano) e não mais donas da produção de hidrocarbonetos”, disse o presidente da YPFB, Guillermo Aruquipa antes de uma visita de inspeção a uma petrolífera na região de Santa Cruz. “Elas não são mais os patrões.”

Enquanto os representantes das empresas e do governo boliviano participavam da cerimônia de registro dos contratos, cerca de 80 técnicos da YPFB se dirigiram para as instalações das petrolíferas em toda a Bolívia. “Eles anotarão os dados (que marcam o volume de produção) do medidor e, de agora em diante, tudo o que se produzir será nosso, do Estado boliviano”, disse Aruquipa, após garantir que isso seria feito de forma pacífica, “sem o apoio das Forças Armadas ou da polícia nacional”. A partir de hoje, as empresas estrangeiras têm prazos de 90 a 180 dias (varia de acordo com o contrato) para submeter à aprovação da YPFB seus planos de investimento e desenvolvimento.

Fonte:Diário de Cuiabá