Sensor sem fio limita danos de terremotos
27 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Testes realizados recentemente por uma engenheira da Universidade de Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, comprovaram a utilidade de sensores sem fio para o controle de danos causados por terremotos em construções. A simulação foi feita em um laboratório com um prédio modelo e é o primeiro passo para a implementação do sistema, que poderá diminuir a necessidade de remodelação de estruturas existentes.
Shirley J. Dyke, professora no Departamento de Engenharia Civil da universidade, combinou os sensores sem fio com controles especiais chamados amortecedores “magnetoreológicos”, para limitar o dano causado por uma carga simulando um tremor.
“Isso é para onde a tecnologia de controle estrutural está caminhando”, disse Dyke. “Se você colocar um sistema com fios em um prédio, o custo pode ser muito alto. Em breve, sensores sem fio irão se tornar ainda mais baratos. Será muito mais fácil colocá-los, ao invés de abrir paredes para instalar fios e cabos”.
Os sensores sem fio, que têm cerca de 2,5 cm² de tamanho, são presos às paredes dos prédios para monitorar a força empregada quando há um tremor. Um programa computacional traduz a informação dos sensores em unidades úteis para os engenheiros, enviando uma mensagem para os amortecedores “magnetoreológicos”. Estes são compostos por um fluido que inclui partículas de ferro suspensas, e se tornam sólidos quando recebem uma corrente elétrica, alinhando todas as partículas de ferro. Deste modo, eles diminuem o balanço.
Dyke espera agora testar a técnica em prédios maiores. “O que aprendemos com essa implementação é que ela irá permitir a extensão para outros conceitos. Com os sensores sem fio, cada um deles pode realizar múltiplas funções, facilitando a integração de diversas tecnologias.”
Fonte: Portal G1