TRABALHO VOLUNTÁRIO:Funcionário do Crea-MT está de malas prontas para o Pan do Rio

19 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Hernán Escudero Gutierrez passará aproximadamente duas semanas no Rio de Janeiro ajudando atletas e convidados nos Jogos Pan-Americanos

Mato Grosso terá pelo menos um representante entre os 15 mil voluntários dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro que acontecem de 13 a 29 de julho. Hernán Escudedro Gutierrez, 40, foi selecionado entre mais de 50 mil concorrentes. Ele ocupa a chefia de gabinete e a assessoria parlamentar do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso, é cuiabano e trabalhará como intérprete de língua espanhola e prestará assessoria jurídica caso seja necessário.

“Ir para o Pan é uma oportunidade única. Se não fosse como voluntária iria para assistir às competições”, disse. Para conseguir a vaga, o advogado e estudante de Comunicação Social, se inscreveu em meados de 2006. “Vi pela internet, no site oficial das olimpíadas, que eles estavam selecionando voluntários e prontamente fiz minha inscrição, apesar de não acreditar que seria selecionado”, disse Hernán.

Meses depois Hernán recebeu um comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) por e-mail, dizendo que havia sido aprovado na seleção. É provável que na primeira quinzena de maio viaje ao Rio para participar de um treinamento com outros selecionados.

Sabe-se que os quinze mil voluntários trabalharão no credenciamento, transporte e orientação dos atletas nas instalações esportivas do Rio e na Vila Pan-americana. De acordo com o advogado, suas despesas não serão pagas pelo COB.

Além de poder estar perto dos melhores atletas do mundo e viver o clima de um Pan-Americano, Hernán quer ganhar experiência de vida durante os dias que permanecer na capital carioca. “Além de assistir aos jogos e passear quero adquirir experiência de vida para passar aos meus filhos. Sei que será uma oportunidade única”, disse.

Jogos Pan-americanos deixam legado social para o País – A menos de 150 dias para a cerimônia de abertura, os preparativos para os Jogos Pan-americanos de 2007, entram na reta final. De acordo com o site oficial dos jogos, o governo federal, até agora, já investiu cerca de R$ 1,5 bilhão na realização do evento, sendo que uma parcela dos recursos foi para a infra-estrutura esportiva da cidade do Rio de Janeiro. Ao término das competições, além da promoção da cidade anfitriã, os Jogos Pan-americanos deixarão um importante patrimônio para a população.

Os atletas ficarão hospedados na vila Pan-Americana, construída na Barra da Tijuca por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal. É um dos principais investimentos do governo federal, orçado em R$ 189,3 milhões. São 17 prédios, somando um total de 1.480 apartamentos, suficientes para abrigar mais de oito mil pessoas. Os apartamentos foram projetados para serem usados também pelos atletas dos Jogos Parapan-Americanos, em agosto.

As disputas do Pan do Rio de Janeiro estão divididas em quatro núcleos: Complexo do Maracanã, Complexo de Deodoro, região do Pão de Açúcar e da Barra. No total, os Jogos Pan-americanos Rio 2007 terão 14 sedes, espalhadas num raio de 25 km.
O Complexo Esportivo de Deodoro, localizado na Vila Militar, vai abrigar o Centro Nacional de Hipismo e o Centro Nacional de Tiro, instalações sem similar na América Latina. No Complexo serão realizadas as provas de hipismo, hóquei sobre grama, tiro esportivo, tiro com arco e pentatlo moderno – que reúne competições de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Após o Pan, o local será um centro de excelência para o desenvolvimento do esporte.

O governo federal também é o responsável pela construção do Centro de Operações Tecnológicas (TOC), espaço de gerenciamento e monitoramento das operações de tecnologia de informação dos locais de competição e de não-competição. Serão mais de trinta sistemas integrados durante a competição, cerca de cinco mil microcomputadores, além de aparelhos de cronometragem e redes. A União investiu R$ 112,9 milhões na montagem do centro.

Todos os equipamentos importados pelo Ministério do Esporte continuarão a ser utilizados pelos atletas depois dos Jogos. A intenção do governo federal é permitir um melhor desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país. O novo material já vem sendo utilizado em treinamentos, campeonatos e seletivas para os jogos que se aproximam. São barcos, redes, caiaques, colchões, placares, cronômetros de alta precisão e quadras esportivas, entre outros. A frota de barcos, por exemplo, importada da Itália, é a mais qualificada de toda a América Latina.

O evento também foi previsto como uma oportunidade para melhorar a vida da população carioca. Em iniciativa inédita, a inclusão social foi eleita como núcleo central das ações governamentais dentro dos preparativos da competição. Ampliações do atendimento dos programas Segundo Tempo, Ponto de Cultura, novas parcerias e fortalecimento do diálogo entre o poder público e as comunidades são exemplos do legado que os Jogos deixarão para a cidade.

As três esferas de governo – federal estadual e municipal – estão unidas para receber os 5,5 mil atletas representantes de 42 países participantes do Pan. Do governo federal participam, de forma direta ou indireta, 21 ministérios. (Com Ministério do Esporte)

*RAFAELA MAXIMIANO/Cristina Cavaleiro.
Assessoria/Crea-MT