Bovespa cai 1,60%; dólar sobe 0,2%, a R$ 2,039

19 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

São Paulo – A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) recua 1,60%, aos 47.917 pontos, nos primeiros negócios desta quinta-feira. O mercado pode repercutir hoje as notícias negativas vindas da China, onde a Bolsa local desabou 4,5% no encerramento dos negócios.

O dólar comercial é cotado a R$ 2,039 para venda, em alta de 0,24%. A taxa de risco-país, que ontem renovou seu piso histórico, aos 153 pontos, dispara 3,97% e marca 157 pontos.

O efeito “China” volta a assombrar os mercados mundiais. No pregão de Xangai, a divulgação de que o PIB local cresceu 11% (taxa anualizada) no primeiro trimestre –portanto, fora da meta do governo central, de crescer abaixo de dois dígitos neste ano– despertou os temores entre os investidores de que o Executivo adote medidas para desaquecer a economia, como a elevação brusca das taxas de juros.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, já alertou que é necessária a adoção de “medidas eficazes” para deter uma rápida expansão da quarta economia mundial. No comunicado oficial, o líder chinês teme que o rápido crescimento produza um “superaquecimento”, com pressões inflacionárias.

O estresse na China deve eclipsar a repercussão pós-Copom, que surpreendeu o mercado com um “racha” entre os integrantes na decisão de reduzir a taxa de juros básica para 12,50%. Dos sete integrantes, três pediram por uma redução de 0,50 ponto percentual, o que para alguns analistas de mercado aponta para um ajuste mais forte na próxima reunião, dentro de 40 dias.

Fonte:CorreioWeb