Aeroportos registram atrasos em 8,3% dos vôos

3 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

São Paulo

A Infraero – estatal que administras os aeroportos do país – registrou atrasos de mais de uma hora em 86 dos 1.360 dos vôos programados para ontem em todo o país. O índice representou 8,3% do total.

Os aeroportos com maiores problemas foram os de Recife (PE) e Fortaleza (CE), onde 15% dos pousos e decolagens tiveram atrasos. Segundo a Infraero, nenhum deles teve cancelamentos. Em todo o país, 23 foram cancelados (1,7% do total).

GRAVE

Durante o fim de semana, a situação nos terminais foi muito mais grave, devido ao auto-aquartelamento e à greve dos controladores do Cindacta-1, em Brasília, de onde é controlado o espaço aéreo das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

ESPAÇO AÉREO

A greve praticamente paralisou o espaço aéreo do país. No sábado, houve atrasos de mais de uma hora em 29,5% dos vôos e 7,4% foram cancelados. Ontem, o tráfego aéreo começou a ser normalizado, mas 18,7% dos vôos atrasaram.

TURISMO

Uma porta-voz do Conselho Mundial de Viagens e Turismo disse que os problemas enfrentados pelo setor aéreo no Brasil não deverão afetar o turismo no país no longo prazo.

Segundo a porta-voz Luise Oram, experiências passadas mostram que interrupções no tráfego aéreo não deixam uma má impressão duradoura nos turistas.
Fonte:São Paulo