Caruaru recebe encontro regional do Crea-PE

27 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A cidade de Caruaru foi o local escolhido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para sediar o primeiro dos três encontros regionais que o Crea-PE fará como preparatório para o 6º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O CEP acontecerá em Recife, nos dia 1º e 2 de junho de 2007 e representa etapa preparatória para o 6º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea. O encontro nacional acontecerá de 15 a 18 de agosto, no Rio de Janeiro, como evento paralelo à 64ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA).

Os Encontros Regionais têm como objetivo reunir contribuições dos profissionais acerca dos temas que serão discutidos. Ao todo serão três edições. A primeira, em Caruaru, nesta terça-feira (27). A segunda, em Garanhuns, no dia 27 de abril e a terceira no dia 4 de maio, em Petrolina.

Ao todo serão discutidos, em nível nacional, sete temas: Um Conselho Multiprofissional – Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável; Exame de Ordem; Anotação de Responsabilidade Técnica – importante?; Estrutura e Composição do Confea e dos Creas; Procedimentos Eleitorais para o Sistema Confea/Crea; Confea/Crea: Reflexão sobre sua Natureza Jurídica e, Considerações sobre a Concessão de Atribuições Profissionais. Além destes, Pacto Profissional e Social será o tema central de todos os encontros.

Caruaru
O encontro de Caruaru será na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), das 18h às 22h. Nele, o engenheiro civil, Maurício Andrade abordará o tema central: Pacto Profissional e Social. O engenheiro eletricista, Hiroshi Fujino, falará sobre o Exame de Ordem. A abordagem do tema Anotação de Responsabilidade Técnica ficará a cargo do engenheiro civil Alexandre Santos.

As discussões sobre o exame de ordem pretendem avaliar a possibilidade, viabilidade e necessidade de se aplicar esse mecanismo, quando da concessão do registro profissional às áreas tecnológicas. Sobre o tema Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), as discussões devem ser direcionadas para a importância do documento no âmbito do Sistema, já que é considerado um instrumento, também, de valorização profissional.

De acordo com o coordenador da comissão organizadora do 6º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), arquiteto Roberto Freitas, os profissionais que contribuírem com os temas discutidos nos encontros regionais estarão aptos para participarem como delegados do 6º CEP e ainda, poderão participar, durante o encontro estadual, do sorteio para escolha dos delegados que representarão Pernambuco no Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea (CNP).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos e-mails: apoio@creape.org.br ou elivaniamelo@creape.org.br. A participação é restrita aos profissionais do Sistema Confea/Crea. Mais informações pelo telefone (81) 3423-4383, ramal 256, com Elivânia Melo.

Fonte:Crea-PE