Reajuste de 3,27% sai até dia 15

26 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Fonte:Folha On Line

Os cerca de 8,2 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais que um salário mínimo saberão, até o dia 15 do mês que vem, qual será o valor de seus benefícios a partir do pagamento de maio. O reajuste, provavelmente, não será muito diferente de 3,27%. Para os demais aposentados que ganham um salário mínimo, o reajuste vai ser de 8,57%.

O índice representa a inflação acumulada desde o último reajuste, concedido em abril de 2006, estima José Dutra Vieira Sobrinho, economista e professor de matemática financeira do Ibmec.

A data foi anunciada na última sexta-feira pelo secretário de Políticas da Previdência, Helmut Schwarzer, em evento do Sinafresp (sindicato dos agentes fiscais de renda de São Paulo).

O Ministério da Previdência aguarda, apenas, a divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) relativo ao mês de março. O índice é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“O INPC deve sair no dia 11 [10, segundo o IBGE]. Como a folha de pagamento do INSS fecha por volta do dia 15, entre o dia 11 e o dia 15, pode sair uma portaria [que dará o reajuste]”, disse Schwarzer.

A correção é em abril, pois esse é o mês de competência do pagamento feito em maio.

INFLAÇÃO – Schwarzer confirmou a intenção do governo de só compensar a inflação acumulada desde o último reajuste, em abril – 3,27%, estima o professor de matemática financeira do Ibmec.

Ao apenas repor a inflação, o governo não melhora o poder de compra do aposentado. Ou seja, ele poderá “comprar, no ano que vem, a mesma coisa que comprou neste ano”, disse Schwarzer.