FCO LIBERA R$ 4 MILHÕES PARA REFLORESTAMENTO

23 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O Governo de Mato Grosso, por meio da Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), em parceria com o Banco do Brasil, conseguiu a primeira liberação de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) deste ano, dentro do Programa de Conservação da Natureza (Pro-natureza), para um projeto de reflorestamento em implantação na fazenda-modelo de eucaliptos, localizada a 60 quilômetros de Cuiabá. O financiamento liberado para o projeto aproxima-se de R$ 4 milhões, recurso que será utilizado para o cultivo de 1.200 hectares de eucalipto. “O governo do Estado está estimulando, através do programa Pró-natureza, o cultivo do eucalipto como forma de reflorestamento de áreas desmatadas e vê na atividade silvícola, uma alternativa de renda bastante promissora”, afirmou Dimas Gomes, coordenador do FCO Rural em Mato Grosso. O projeto estava em tramitação há um ano acompanhado pela CPACR. Este projeto deve ser apenas um dos primeiros do Pró-natureza em Mato Grosso, porque já há outros semelhantes em curso. Dimas explicou que o eucalipto pode ser utilizado, como no caso em foco, para fins energéticos, na secagem de grãos. Porém, o eucalipto pode ser utilizado em diversos setores, como postes nas linhas de transmissão de rede elétrica, como carvão, pela indústria moveleira ou de celulose, entre inúmeras alternativas economicamente viáveis, ao mesmo tempo em que cumpre o papel no reflorestamento de áreas desmatadas com a pecuária. Fonte: Remade.

VI SIMPÓSIO REGIONAL DE MATA CILIAR
Será realizado de 25 a 27 de maio de 2007, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Rua Pernambuco 1777) em M.Candido Rondon, PR. Mais informações podem ser obtidas na página www.unioeste.br/mataciliar, ou via e-mail (umala@unioeste.br).

SILVICULTURE-SE

A contribuição das florestas plantadas na produção mundial de madeira se aproxima de 50% do total. A FAO reuniu novas informações sobre florestas plantadas, levando em consideração, pela primeira vez, o componente plantado das florestas semi-naturais, as quais não são florestas estritamente naturais com um mínimo de manejo, nem são plantações florestais de espécies introduzidas sob manejo intensivo. A Ásia é a região com mais florestas plantadas, seguida da Europa. O levantamento cobriu 38 países selecionados, representando 83% da área de florestas semi-naturais e 86% da área de plantações florestais do mundo. Os 10 países com mais áreas de florestas plantadas detêm 81% do total. O total de florestas plantadas nesses países em 2005 era de 181,7 milhões de ha, sendo que 73% das florestas plantadas foram manejadas para fins de produção e 27% para fins de proteção. China lidera o ranking com 71,3 milhões de ha, seguida de Índia (30 milhões de ha) e EUA (17 milhões de ha). O Brasil aparece em 9º lugar (5,4 milhões de ha).

Fonte: State of the World’s Forests 2007 – FAO 20.