Emprego na indústria sobe 0,3% em janeiro
16 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Fonte: FolhaNews
Após três quedas consecutivas, o nível de emprego na indústria subiu 0,3% em janeiro na comparação com dezembro (série com ajuste sazonal), segundo pesquisa realizada pelo IBGE.
No confronto com janeiro de 2006, o emprego manteve a sétima taxa positiva e avançou 0,9%. Nos últimos 12 meses, a taxa ficou estável em 0,1%. No índice de média móvel trimestral, indicador de tendência, o emprego variou -0,1% entre os trimestres encerrados em dezembro e janeiro.
O crescimento de 0,9% no contingente de trabalhadores é explicado, segundo o IBGE, pelos resultados positivos em nove dos 14 locais e dez dos 18 segmentos. São Paulo (1,7%), região Norte e Centro-Oeste (4,3%) e Nordeste (2,6%) exerceram os principais impactos positivos.
Os setores que mais empregaram foram: alimentos e bebidas (8,4%) e máquinas e equipamentos (4,2%) na indústria paulista; alimentos e bebidas (11,2%) na região Norte e Centro-Oeste; e alimentos e bebidas (9,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (18,0%) na região Nordeste.
Em sentido contrário, as principais contribuições negativas vieram do Rio Grande do Sul (-5,0%), Minas Gerais (-0,5%) e Paraná (-0,4%).
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria – indicador antecedente de contratações -, caiu 0,3% em janeiro em relação a dezembro, na série livre dos efeitos sazonais. Trata-se da segunda taxa negativa consecutiva, acumulando queda de 1,3% entre novembro e janeiro. Na comparação janeiro de 2006, o número de horas pagas subiu 0,4%.
Entre dezembro e janeiro, o indicador da folha de pagamento real do pessoal ocupado na indústria mostrou crescimento de 9,0%, já descontadas as influências sazonais. Em relação a janeiro de 2006 o setor industrial ampliou em 3,9% o valor real da folha de pagamento.