CEEP define trabalhos para 2007

16 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Fonte:Confea

Às 8h15 desta sexta-feira, 16 de março, os coordenadores nacionais e adjuntos das Câmaras Especializadas já estavam reunidos com a Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP). O motivo da conciliação foi o II Encontro de Lideranças do sistema, que se encerra às 12h de hoje. Um dos destaques do encontro foi a definição do representante das coordenadorias nacionais na Comissão Organizadora da 64ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa). O indicado foi William Alves Barbosa, coordenador nacional de Engenharia Industrial (CCEEI).

Outro ponto importante foi a prescrição de processos. O coordenador da CEEP, conselheiro federal Fernando Beckman, fez apelo no sentido de que muitos processos pertinentes são arquivados por causa da lei da prescrição. Por isso, ele pediu mais agilidade, principalmente nos processos relacionados à ética profissional. “Precisamos dar uma resposta à sociedade”, concluiu.

Ele ressaltou, ainda, as Deliberações nº 004/2006 e nº 008/2006. A primeira defende que deve haver um membro da CEEP em cada Coordenadoria de Câmaras Especializadas para acompanhar os trabalhos em andamento. A segunda, trata do convite de um representante de cada coordenadoria para participar das Sessões Plenárias Ordinárias de 2007. “Há uma demanda do presidente Marcos Túlio para que as Câmaras participem de sessões plenárias, para gerar integração no Sistema”, pontuou.

Outras Comissões
O coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), téc. edif. Lino Gilberto da Silva, apresentou propostas e explicou as novas atribuições da comissão, assim como fez Beckman em relação à CEEP. Lino lembrou que a troca de coordenadores nacionais e diretores de Creas é uma proposta de Marcos Túlio para que aconteça uma maior integração dentro do Sistema.

Outra comissão presente no encontro foi a de Integração de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, e Engenharia para o Mercosul (CIAM), representada pelo gerente de relações institucionais do Confea (GRI), Renè Bayma. Conforme ele, o objetivo da comissão é regular o intercâmbio comercial entre os quatro países integrantes (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Bayma informou que está em desenvolvimento um portal da comissão na Internet. O gerente explicou que, para ser representante das coordenadorias na CIAM, o indicado deve ter conhecimento da legislação do Mercosul e ter participado de cursos e eventos relacionados ao tema, além de ser profissional registrado no Sistema. Este ano, a reunião internacional acontecerá na Cidade do Leste, no Paraguai.

Manual de Fiscalização
Sobre o Manual de Fiscalização, Beckman ressaltou que o objetivo, este ano, é dar foco nos serviços aplicados durante um empreendimento. “O importante é trabalhar no documento para que fique factível”, disse. Já a coordenadora adjunta da Engenharia Química, Carmem Lúcia Níquel, é da opinião de que a fiscalização também seja feita no momento do licenciamento e da elaboração de projetos.