Palestra ajuda profissionais a perderem o medo das câmeras

13 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

“O primeiro impacto é a imagem”. Essa foi a primeira dica que João Carlos Amaral ressaltou na palestra “Socorro!!! Estou na TV”. A atividade abriu o segundo dia do II Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea. O objetivo da apresentação foi preparar os profissionais para eventuais aparições na televisão.

Em uma hora de apresentação, Amaral sugeriu dicas para entrevistas em estúdio, coletivas de imprensa, entre outras ocasiões que pressupõem contato com a mídia. Dentre os macetes, o jornalista falou sobre roupas e cores apropriadas e sobre a relação com a câmera. “Nem sempre um ótimo palestrante se dá bem com a câmera. A linguagem da televisão é outra. É preciso interagir com a câmera”, aconselha Amaral.

Outra dica fundamental é responder às perguntas do entrevistador de maneira clara e objetiva. “Caso se depare com um repórter agressivo, controle a raiva. Nunca brigue com o jornalista durante a entrevista”, recomendou Amaral.

O jornalista alertou também para cuidados com as cordas vocais: não é aconselhável fumar, tomar café momentos antes de entrar no ar ou beber água gelada. Além disso, Amaral lembrou da importância do fonoaudiólogo para consertar os vícios de dicção.

No início da palestra, o jornalista escolheu duas pessoas da platéia e simulou uma rápida entrevista. Ao final da apresentação, os diálogos foram recapitulados no telão e a platéia avaliou os dois colegas de acordo com as dicas dadas ao longo da palestra. Amaral finalizou a apresentação com ressalva à importância da imagem na televisão. “Na TV, a palavra é uma linha que costura a imagem. Às vezes, o que é dito é desmentido pela postura diante da câmera”, afirmou.

João Carlos Amaral é graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atuou como professor de Rádio e Televisão. Foi repórter, apresentador e comentarista político da Rede Globo Minas durante 16 anos, com participação no MGTV, Bom Dia Minas e Globo Comunidade.
Fonte:Confea