Encontro de Florianópolis aprova 12 propostas

12 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Fonte:Confea
Cerca de 80 profissionais compareceram ao primeiro encontro regional preparatório ao 9º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP). O evento ocorreu dia 6 de março em Florianópolis, na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE). Foram aprovadas 12 propostas, que, junto as dos demais encontros realizados no Estado, serão sistematizadas e encaminhadas ao Congresso Estadual, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, em
Florianópolis.

As propostas aprovadas no CEP serão enviadas ao 6º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP). O tema central das discussões deste ano é “Pacto Profissional e Social”, um acordo entre os profissionais do Sistema Confea/Crea, direcionado à melhoria constante da qualidade de seus produtos e serviços, à eficácia de suas organizações profissionais, à defesa dos interesses sociais e humanos e à promoção do desenvolvimento sustentável.

Após a abertura do evento, realizada pelo presidente, eng. agronômo Raul Zucatto, o coordenador do 9º CEP e vice-presidente do Conselho, eng. Carlos Alberto Xavier, destacou o objetivo do evento: relatar antigas afinidades e parcerias, buscar mais identidade e profissionalismo de atuação do Crea. “Este encontro é o início de uma revolução, uma renovação de conceitos. O resultado será apresentado em forma de Ante-projeto de Lei ao CNP; de Projetos de Resolução ao Confea; de Projetos de Atos Normativos ao CREA-SC e ainda as diversas moções”, destacou o coordenador.

O presidente Zucatto ressaltou alguns dos desafios do sistema, que serão discutidos nos encontros. Entre eles, a melhoria da estrutura organizacional do Conselho, o processo de escolha dos dirigentes, o aprofundamento do sistema democrático e uma maior participação na área de Ensino. “Os encontros serão uma oportunidade para que o Crea-SC integre-se com a sociedade e esteja presente nas decisões. Assim, poderemos garantir a segurança e a qualidade de vida da comunidade”, assinalou Zucatto.

A primeira palestra do encontro foi do Superintendente de Programas e Projetos do Confea e ex-presidente do Crea-SC, eng. eletricista Edison Flávio Macedo. Com o tema “Discutindo o novo Pacto Profissional e Social”, ele exemplificou a rede de questões que caracterizam o sistema e suas relações com a sociedade.

O Coordenador Geral do 6º CNP, eng. Civil Argemiro Mendonça, foi o palestrante seguinte. Ele falou sobre a “Visão Geral do Pacto Profissional e Social”. O engenheiro mostrou otimismo em relação a esta edição do CNP e destacou o diferencial de que todas as instâncias do sistema se comprometeram a lutar pela implementação das propostas dentro do sistema e também no Congresso Nacional.

“Outro diferencial desta edição do Congresso é que as propostas voltarão aos CREAs para uma segunda análise”, lembrou Mendonça. “Isto trará mais credibilidade e uma participação mais ampla dos Estados”, argumentou. Mendonça falou ainda sobre a fragmentação do Conselho, com a possível criação de Conselhos de Arquitetura; sobre o aumento da criação de novos cursos, cujo número triplicou nos últimos dez anos e sobre exame de proficiência, entre outros assuntos.

A última palestra foi ministrada pelo Dr. Antônio Carlos Brasil Pinto, professor da UFSC e ex-promotor de Justiça da Capital, que falou sobre Ética Meio Ambiente.

Após as palestras os participantes reuniram-se em grupos de trabalho dos eixos temáticos: da identidade das profissões e dos profissionais; da eficácia do exercício profissional; das finalidades papéis institucionais; da adequação das estruturas organizacionais; da formação profissional adequada; da participação profissional desejada; do processo de discussão de um novo pacto.

O evento encerrou após a Plenária final que sistematizou e aprovou as propostas elaboradas pelos grupos, e a eleição dos delegados, que representarão as regiões do Estado no CEP.