Corredor da Amazônia pode ter mais verbas

9 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Fonte: Amazonas Em Tempo

A assinatura de convênios no valor de R$ 10,1 milhões, destinados à gestão do Corredor Central da Amazônia (CCA), poderá ser complementada com mais verbas oriundas do Banco da Reconstrução Alemã (KfW, na sigla em alemão), ainda este mês, por conta da visita a Manaus do presidente da República Federativa da Alemanha, Horst Köhler, marcada para dia 12 de março.

O KfW já financia parte das ações voltadas à implementação de unidades de conservação (UCs) no Amazonas e ao monitoramento e vigilância das áreas que compõem o CCA. Além disso, o ProManejo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também recebe financiamentos do banco, sendo que uma parcela das verbas totais liberadas anualmente pelo KfW é direcionada a pesquisas socioambientais e na área de engenharia florestal em regiões vizinhas à capital do Amazonas, como o Assentamento Agrícola Tarumã Mirim, com extensão aproximada de 12 mil hectares.

Por conta das evidências, e também devido ao fato de que a partir de abril a Bovespa irá abrigar projetos ambientais em sua Bolsa de Valores Sociais (BVS) _ o que daria margem para o KfW ganhar subsídio no mercado nacional _ a intenção de Köhler pode ser auxiliar com financiamentos o já pomposo fundo de R$ 10,1 milhões para o CCA, declarado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). De forma que a liberação de verbas mais substanciais para a gestão do Corredor Central da Amazônia possa ser revertida no mercado “ambiental” de capitais, mais à frente.

O teor da conversa de Köhler com o governo do Amazonas ainda não foi divulgado pela assessoria do Estado. Somente foi informado que o líder alemão terá como meta fomentar projetos de combate à pobreza. Todavia, como o KfW já possui tradição em liberar financiamentos para projetos madeireiros no Amazonas, sobretudo no que tange ao âmbito do ProManejo, as discussões tendem a ser direcionadas para esse segmento florestal.

Projeto CCA

O Corredor Central da Amazônia localiza-se no Estado do Amazonas, ocupando uma região de 246 mil Km2, toda ela de áreas protegidas, entre terras indígenas e Ucs estaduais e federais. O Projeto Corredores Ecológicos, do qual o CCA faz parte, está inserido no contexto do Subprograma de Unidades de Conservação e Manejo de Recursos Naturais e integra os esforços do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), criado pelo Decreto 563/92, com o objetivo de otimizar os benefícios oferecidos pelas florestas tropicais contra o aquecimento global do planeta.