Imagens de satélites indicam que cerrado tem 61% de área preservada

7 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Um recente levantamento da Embrapa Cerrados, feito através de sensoriamento remoto, mostra que 61,2% do cerrado brasileiro conserva sua vegetação original.

O estudo detalhou as áreas remanescentes nos estados e constatou que o pior resultado está em São Paulo. O estado, que tinha 33% de seu território coberto pela vegetação, preservou apenas 15% da área original. Já o melhor resultado foi o do Piauí, no qual permanece 92% da área original.

O projeto, chamado de Mapeamento de Remanescentes de Cobertura Vegetal Natural do Cerrado, verificou a situação dos 207 milhões de hectares desse bioma com base em imagens de satélite do ano de 2002. Em Minas, restam 53% do cerrado original. O Distrito Federal, originalmente a única unidade da federação integralmente coberta pelo bioma, detém hoje 51% de vegetação nativa.

Fonte: MundoGeo.