PREVENÇÃO: Crea leva fiscalização a locais de carnaval de rua

15 de fevereiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Ação que visa segurança aos foliões do Carnaval de 2007 ocorre até esta sexta-feira (16.02)

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), está visitando, desde o dia 05 de fevereiro os locais públicos que receberão os foliões para o carnaval de 2007. O trabalho de prevenção está sendo realizado de forma integrada para orientar e exigir providências aos aspectos da segurança, salubridade, higiene e legalidade documental. “É um trabalho de prevenção e, além desses itens o que mais se entender necessário para a garantia da segurança coletiva na realização das festas de carnaval, será exigido pela FPI”, garantiu o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

A operação que se estende até esta sexta-feira (16.02), visa coibir situações em que a população possa ser exposta a riscos quanto ao bem-estar, à saúde e até a própria vida. Durante esta semana, a FPI intensifica a fiscalização em Cuiabá e Várzea Grande. Já foram visitados os municípios de Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora da Guia, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão do Melgaço, Santo Antonio de Leverger e Rondonópolis.

Bassan explica que, além dos procedimentos normais de fiscalização, os fiscais do Crea e demais órgãos envolvidos estão fazendo um trabalho educativo com os organizadores de evento. “Nós orientamos esses organizadores em quais aspectos legais e estruturais precisam ser providenciados para se obter a autorização do evento. Inclusive em nosso site disponibilizamos essas informações”, salientou o presidente do órgão.

Participam da Operação de Carnaval o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil dos municípios, Prefeituras, Vigilância Sanitária, PROCON, Juizado da Infância e Adolescência, Secretaria Estadual de Turismo, Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem. O Crea-MT é o coordenador do trabalho e, em campo a atuação é feita de conformidade com as atribuições legais de cada instituição participante.

*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT