Colômbia e República Tcheca declaram apoio à WEC 2008
7 de fevereiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, continua visitando as embaixadas em Brasília para divulgar a Convenção Mundial de Engenheiros (WEC 2008) entre todos os países que mantém relações diplomáticas com o Brasil. A estratégia integra a fase de planejamento e organização do encontro mundial de engenheiros que vai acontecer em Brasília, de 3 a 5 de dezembro de 2008.
Nesta segunda-feira, 5/2, Túlio esteve primeiramente na embaixada da Colômbia, onde foi recebido pelo embaixador Mario Galofre Cano. Eles conversaram sobre os preparativos para o grande evento e a colaboração por parte da embaixada. “Serão pelo menos 5 mil congressistas estrangeiros e queremos participação ativa dos colombianos. Como somos países vizinhos, acredito que essa integração será facilitada”, declarou Marcos Túlio.
Há, naquele país, uma entidade ligada à FMOI (Federação Mundial das Organizações de Engenharia), a Sociedade Colombiana de Engenheiros. O embaixador Mario Galofre se mostrou entusiasmado com a organização da WEC 2008 e assegurou plena divulgação do evento em Bogotá, assim como apoio logístico à delegação que vier participar. “É importante, inclusive, que a comissão organizadora visite os países vizinhos para que a representação sul-americana esteja maciçamente representada”, sugeriu o embaixador.
Aliás, a integração latino-americana foi um dos temas abordados durante a visita. O embaixador colombiano observou que há sérias dificuldades de ligação aérea e terrestre entre o Brasil e demais países do Cone Sul. “Acredito que é um desafio para vocês, engenheiros, potenciais responsáveis por facilitar a integração dos países, a começar pela criação de novas malhas aéreas. Hoje a disponibilidade de vôos é tão precária, que é impossível voar direto para a capital do meu país”, criticou o embaixador.
Diante da relevância do assunto, o presidente do Confea convidou o embaixador da Colômbia a expor a questão diante do plenário da casa, em uma de suas próximas reuniões.
República Tcheca
Logo depois, Marcos Túlio foi recebido pela 1ª secretária da Embaixada da República Tcheca, Jana Chaloupkova.
No encontro, a 1ª secretária substituiu o embaixador, que está em viagem pela Europa. Ela também se mostrou entusiasmada pela realização da WEC 2008. Assim como diplomatas de todas as embaixadas já visitadas, assegurou divulgação no país e apoio à delegação que participará do evento.
Chaloupkova demonstrou especial interesse pela programação cultural prevista para o evento. “Podemos fazer parceria para alguma atividade paralela durante a WEC 2008. Vou consultar meu governo sobre a possibilidade de trazermos alguma atração artística da República Tcheca. Esses eventos são importantes não só pela troca de experiências técnicas, mas também pelo intercâmbio cultural”, observou.
Sandro Farias
GCO/Confea