Só 7 projetos são novos em MT

25 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Das 18 obras incluídas no PAC anunciado pelo governo federal, 11 são projetos que receberão um “empurrão” para serem acelerados.

O esperado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) abarca 18 obras em Mato Grosso, mas poucas novidades ao Estado. Unindo a divulgação de obras já concluídas, em andamento e projetos em estudo, o conjunto de medidas traz de inédito apenas duas linhas de transmissão (LTs) e 5 usinas hidrelétricas para o escoamento de energia elétrica. Os demais empreendimentos passam a ganhar um “empurrão” do governo federal para a liberação de financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos públicos em infra-estrutura.

As 18 obras do pacote envolvem investimentos na pavimentação, manutenção e duplicação de rodovias, obras na hidrovia Paraguai-Paraná, a extensão da Ferronorte até Rondonópolis -, conclusão das obras no terminal de passageiros do aeroporto Marechal Rondon – que já dura mais de 6 anos -, a construção de 4 LTs – e 6 usinas hidrelétricas, entre elas a unidade Dardanelos, cuja construção foi alvo de uma longa batalha jurídica e ambiental.

O conjunto está inserido no aporte total de R$ 503,9 bilhões para obras de infra-estrutura e desenvolvimento social, com execução programada até 2010. Até a noite de ontem o governo federal ainda não havia divulgado a pulverização desses investimentos em cada Estado do país.

A reportagem fez vários contatos com os Ministérios da Fazenda e Transportes, mas a tônica do discurso de assessores era de que o anúncio do PAC na segunda-feira (22) foi substituído por um dia de correria e poucas informações nos corredores de Brasília.

As novas LTs inclusas no programa são Juína-Jauru e Maggi-Sinop. O secretário-adjunto de Desenvolvimento da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), José Epaminondas Conceição, destaca que esses empreendimentos servirão ao escoamento da energia que será produzida no complexo da usina Dardanelos, na região de Aripuanã, no extremo Norte do Estado.

Ele destaca que além da hidrelétrica, as outras 5 plantas sinalizadas no PAC (Torixoréu, Cachoeirão, Água Limpa, Juruena e Toricoejo) são projetos sondados há algum tempo pela iniciativa privada, e que agora ganharão fôlego com a interlocução do governo federal para a liberação de financiamentos junto ao BNDES. “A Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras) também já demonstrou que pretende entrar com recursos nesses projetos”, pontua o secretário-adjunto.

Juliana Scardua
Fonte: Gazeta de Cuiabá