Chuvas afastam risco de racionamento de energia

16 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os reservatórios de água brasileiros estão, em média, 60% acima do seu volume útil, o que garante o abastecimento de energia neste ano, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim.

“A chuva trouxe tranqüilidade. Durante o racionamento, em 2000, 2001, por exemplo, o nível de água, no mesmo período do ano, estava em torno de 30%. A metade do que é agora”, disse Tolmasquim em entrevista à Rádio Nacional.

De acordo com ele, a expansão da capacidade das usinas nos últimos quatro anos também ajuda a afastar o risco de racionamento de energia. “Já temos, para o período de 2007 e 2010, 8,1 mil megawatts construídos e 2,2 mil que poderão ser construídos. A situação melhorou bastante.”

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética destacou que, a partir de 2008, a oferta de gás natural, usado como “combustível” para as termoelétricas, aumentará devido à construção de duas estações de regaseificação – indústrias que transformam o gás liquefeito, importado por meio dos navios, novamente em gás.

“Isso aumenta a produção de gás natural em cerca de 20 milhões de metros cúbicos por dia. Além disso, em 2009 haverá um aumento da disponibilidade interna de gás graças ao aumento da produção da região de Campos (RJ), do Espírito Santo e de Santos”, disse Tolmasquim.

“A região Sudeste tem hoje uma disponibilidade interna de 16 milhões de metros cúbicos por dia. Vamos saltar no Brasil desses 16 milhões para 40 milhões no início de 2009”, afirmou.

Fonte: Folha Online