AEA Primavera do Leste realiza palestra sobre Receituário Agronômico

25 de setembro de 2015, às 17h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEA-PL) juntamente com o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários do Mato Grosso (Cearpa-MT) realizaram em 22 de setembro, a 1ª palestra “Profissionais Conscientes no Campo”, na cidade de Primavera do Leste.

 

Foram abordados os temas “Receituário Agronômico” e “A importância da ART nos procedimentos de receituário agronômico”. As palestras foram ministradas por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária – Secção Primavera do Leste (Indea-MT).

 

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e um dos palestrantes do evento Davi Martinotto o receituário agronômico tem como principal objetivo orientar o uso racional de agrotóxicos e o diagnóstico é pré-requisito essencial para a prescrição da receita. “O ato de diagnosticar pressupõe a análise de sinais e sintomas da cultura que se pretende controlar, das condições do clima e do estágio e condições da lavoura. A recomendação para utilizar o agrotóxico foi conferida pela sociedade ao engenheiro agrônomo e profissionais legalmente habilitados, que por indicação legal detêm os conhecimentos necessários para fazer o diagnóstico e decidir pela necessidade do produto químico. Qualquer aplicação desnecessária ou incorreta de agrotóxico constitui uma agressão ao ambiente”, explica o engenheiro.

 

Outro tema abordado na palestra foi sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) a qual se trata de um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas. “A ART assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado. Neste sentido, a ART tem uma nítida função de defesa da sociedade, proporcionando também segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado”, pontua Martinotto.