A segurança alimentar e o Engenheiro Agrônomo

22 de maio de 2014, às 18h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A produção de alimentos está ligada diretamente com o uso de insumos agrícolas, que devem estar assistidos por profissionais para garantira sua eficácia e sua segurança alimentar. Quando falamos de segurança alimentar há uma forte comoção popular a respeito do uso de agrotóxicos, principalmente os de origem química, visto que o grande número de moléculas utilizadas na produção agrícola causa insegurança na população.

Os profissionais da Engenharia Agronômica possuem grande responsabilidade ao prescrever o uso de agrotóxicos, porém, cabe ao produtor maior consciência de sua utilização devendo respeitar as indicações dos profissionais.

Grande parte dos agrotóxicos utilizados na nossa agricultura são produzidos no exterior, o que deve ser levado em consideração é que estes produtos precisam e devem ser analisados por laboratórios para que os profissionais se certifiquem que tais produtos possuem a qualidade e os componentes necessários para assegurar sua composição e desta forma propiciar a eficácia e a segurança alimentar desejada. Por isso, a Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) alerta os profissionais que fazem as prescrições para que procurem laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (MAPA) para certificarem que os agrotóxicos utilizados possuem a composição desejada e sejam livres de resíduos tóxicos também.

Orientar os profissionais legalmente habilitados sobre os princípios e normas que disciplinam o uso e a prescrição de agrotóxicos também é o nosso objetivo. É importante ressaltar que o papel do profissional não se limita a indicar o agrotóxico correto para o problema em questão. A entrega da prescrição representa uma autorização ao agricultor para fazer uso de um agrotóxico. Assim é importante que o produtor leve em consideração todos os fatores que estão envolvidos na prescrição e uso dos agrotóxicos.

O anseio de instituições como da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MT é de que as orientações que damos tragam subsídios para o amadurecimento da nossa sociedade e tendo acesso a informações importantes de que o uso correto e assistido de insumos agrícolas em lavouras por um profissional qualificado da área agronômica garantem a segurança alimentar de todos e a sustentabilidade da nossa agricultura.

*Júlio Cesar Alves de Lima é Conselheiro do Crea-MT coordenador da Câmara de Agonomia do Conselho, Engenheiro Agrônomo e Fiscal Federal Agropecuário do MAPA.