ABEE-MT realiza primeira edição do Circuito de Palestras Técnicas no Crea-MT

28 de março de 2025, às 17h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 A Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas de Mato Grosso (ABEE-MT), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e CCR Montagens Industriais, promoveu, na última quinta-feira (27), a primeira edição do Circuito de Palestras Técnicas. O evento aconteceu no Plenário do Conselho e abordou o tema “Armazenamento de Energia: Futuro ou Realidade. Desafios para Implementação de Sistemas de Armazenamento de Pequeno a Grande Porte”, com a palestra de Paulo Victor Gomes, engenheiro eletricista da WEG e especialista em sistemas de energia.

O evento foi idealizado pela CCR Montagens Industriais. O Conselheiro do Crea-MT, eng. eletricista Walter Aguiar, esteve presente no evento representando a associação e destacou a importância do circuito como uma iniciativa para fomentar o conhecimento entre os profissionais da área.

 

Eng. eletricista Walter Aguiar | Foto: Igor Bastos

Durante sua apresentação, Paulo explicou os desafios do armazenamento de energia no Brasil, ressaltando a importância de regulamentações claras para impulsionar a implementação de sistemas de armazenamento: “A minha visão é que vamos chegar num momento em que a energia não despachada ou sem bateria será uma realidade obrigatória. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já está em uma consulta pública sobre a regulamentação do sistema de armazenamento, e o governo está trabalhando em formas de incentivar o setor, seja com isenções fiscais ou com taxações”, disse.

O engenheiro eletricista também discutiu as implicações da integração de fontes de energia renovável no sistema elétrico. Ele destacou que a ANAE está promovendo uma consulta pública sobre a regulamentação do sistema de armazenamento, com o objetivo de viabilizar o armazenamento de energia excedente, como acontece em outros países, como a Alemanha. A regulamentação do armazenamento será essencial para garantir a estabilidade das redes elétricas e otimizar a distribuição de energia renovável.

Além disso, ele mencionou que a WEG está investindo na construção de fábricas de baterias no Brasil, com previsão de um mercado de armazenamento no país estimado em 22 bilhões de reais até 2030.

Paulo Victor Gomes | Foto: Igor Bastos

Ao longo de 2025, a associação realizará 9 edições do circuito, abordando diversos temas técnicos de interesse dos profissionais da área elétrica. A próxima edição será realizada no dia 24 de abril, também no Plenário do Crea-MT.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT