ABENC-MT lança Tabela de Honorários no Workshop de Engenharia e Agronomia em Primavera do Leste

30 de outubro de 2024, às 16h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Na última terça-feira (29), aconteceu o lançamento da nova Tabela de Honorários da Associação Brasileira dos Engenheiros Civis de Mato Grosso (ABENC-MT) na Faculdade Anhanguera, em Primavera do Leste, durante a Semana de Workshop de Engenharia e Agronomia da Mútua. O evento contou com palestras e capacitação para os estudantes, além da presença de representantes, como a diretora-geral da Mútua, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, a presidente da ABENC-MT, eng. civil Rejane Dias, a gerente logística do Crea-MT, eng. civil Adriana Imbriani, e o conselheiro inspetor de Primavera do Leste, eng. agrônomo Clóvis Albuquerque. O lançamento da Cartilha foi fomentado e apoiado pelo Crea-MT por meio do Edital de Chamamento Público nº 001/24.

As Tabelas Referenciais de Honorários servem como parâmetros para o cálculo de honorários profissionais e são elaboradas pelos próprios profissionais por intermédio de Entidades de Classe legítimas e representativas. Após aprovação pela Entidade de Classe, a tabela deve ser registrada junto ao Crea-MT, garantindo seus efeitos legais e possibilitando sua fiscalização. A partir das informações e valores apresentados, os profissionais da engenharia civil que atuam em Mato Grosso terão referências para a elaboração de orçamentos de estudos e serviços de engenharia. A Tabela de Honorários também estabelece valores que promovem a concorrência leal entre os profissionais, um aspecto essencial a ser considerado.

O eng. agrônomo Clóvis Albuquerque, conselheiro do Crea-MT, destacou a relevância da engenharia e agronomia para o desenvolvimento do Brasil, reforçando as oportunidades de crescimento para os futuros profissionais. “O Brasil, sendo um país em desenvolvimento, precisa de muitos engenheiros em todas as áreas: agronomia, civil, elétrica, mecânica, automação. Isso garante que sempre haverá um mercado em busca desses profissionais”, ressaltou.

Diretora geral da Mútua, Marciane Prevedello e Conselheiro do Crea-MT, Clóvis Albuquerque

Ele também mencionou a participação dos coordenadores de curso, eng. civil Bruno Bento, inspetor de primavera e responsável pela coordenação do curso de engenharia civil, e a eng. florestal Vivian Dagios, coordenadora da agronomia e também inspetora. “Foi uma parceria muito legal com os coordenadores. Tivemos uma excelente participação dos alunos, e, após as palestras, um coffee break que a turma aproveitou bastante”, comentou Clóvis.

O workshop seguirá até sexta-feira (1º), proporcionando aos estudantes oportunidades de capacitação e orientação para seguirem carreira no Sistema Confea/Crea/Mútua após sua formação.

 

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT.