Abertas inscrições para curso de Acessibilidade

3 de dezembro de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Estão abertas as inscrições para o curso de ” ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS URBANOS”, que será realizado na próxima semana, dias 07 e 08 de dezembro, pelo Crea-MT em parceria com a Associação Mato-Grossense dos Municípios. Gratuitas e limitadas, as inscrições são feitas somente pelo site da Associação, www.amm.org.br.

Na programação a conscientização profissional e social voltada ao projeto e a construção de uma nova sociedade, os critérios técnicos da ABNT NBR 9050 para edificações, habitação, vias públicas e transporte.

O evento será realizado no auditório da AMM em Cuiabá, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30 dias 07 e 08 de dezembro. Outras informações pelo telefone (65) 2123-1214, na Gerência de Capacitação da AMM.

Confira a programação:

Conceitos – Legislação, Desenho Universal e ergonomia (ABNT NBR 9050)/ Edificações e habitação:

Conscientização profissional e social – a ética profissional voltada ao projeto e a construção de uma nova sociedade.

a) Legislação e normas técnicas – capacitação e instrumentação técnica sobre as legislações federais (10.048/00 e 10.098/00) e o decreto regulamentador (5.296/04).

b) Conceitos e Princípios – Desenho Universal, Acessibilidade e Mobilidade Urbana – voltados a eliminação de barreiras arquitetônicas em edifícios e no ambiente urbano.

c) Dimensionamento ergonômico – parâmetros antropométricos, módulo de referência e o Símbolo Internacional de Acesso (SIA).

d) Laboratório experimental – vivência prática das dificuldades cotidianas das pessoas com mobilidade reduzida dentro das edificações e vias públicas.

Critérios técnicos da ABNT NBR 9050 e normas correlatas:

Conceitos – Diversos tipos de Edificações e Habitações
Comunicação e sinalização
Acessos e circulação
Sanitários e vestiários
Mobiliário e vegetação
Equipamentos urbanos
Equipamentos de atendimento.
Artigos específicos na legislação federal

Vias públicas e transportes:

Critérios técnicos da ABNT NBR 9050, Código de Trânsito Brasileiro e normas correlatas:
Conceitos de Via Pública e Transporte;

a) Acessibilidade em vias públicas;

b) Calçadas e rebaixamento de guia;

c) Mobiliário urbano e estacionamento;

d) Comunicação e sinalização;

e) Sistemas acessíveis de transportes;

f) Artigos específicos na legislação federal;

Patrimônio Histórico:

a) Instrução Normativa IPHAN n.01/2003

b) Acessibilidade em patrimônio histórico.

*Naiza Brito
Ascom, Crea-MT