Aberto debate em 6º Congresso de Profissionais do Crea-MT

12 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Pelo menos 400 pessoas, entre alunos, profissionais, empresários e líderes governamentais discutirão propostas políticas, estratégias e programas de atuação para integrar o Sistema Confea/Crea à sociedade

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), abril na manhã deste sábado (12.05), no Centro de Eventos do Pantanal o 6º Congresso Estadual de Profissionais (6º CEP). A abertura do evento contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, e, com o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Tarciso Bassan.

Marcos Túlio falou sobre a capacidade de articulação do governo brasileiro no âmbito social, político, econômico e empresarial e, em seguida, fez uma retrospectiva histórica sobre o desenvolvimento brasileiro, lembrando a Era Vargas e o mandato de Juscelino Kubitschek – dois contextos políticos marcados por grandes desenvolvimentos – e incentivando o resgate à visão de crescimento nacional por parte, sobretudo, dos profissionais da área tecnológica.

Na ocasião, Marcos Túlio afirmou que seria necessária a criação de um projeto de desenvolvimento para promover a produção interna e a sustentabilidade no país, além da evidente necessidade de se formarem mais engenheiros que possam atender às atuais demandas do mercado de trabalho.

Cerca de 400 pessoas entre, alunos, profissionais, empresários e, representantes de associações de classe e de órgãos governamentais participaram da abertura do evento.

Após o intervalo das 10h está prevista uma palestra com o professor do Cefet-MT, Wilson Conciani, sobre o tema: Habitação – Interesse Social. Logo mais às 11h30 será servido o almoço. Às 13h serão abertas as inscrições para eleição de delegados que irão ao 6º CNP no Rio de Janeiro de 15 a 18 de agosto.

As 14h ocorre palestra sobre o Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso com o secretário estadual de Meio Ambiente, engenheiro agrônomo Luiz Henrique Daldegan. Às 16h30 uma palestra sobre o Pacto Profissional e Social (PAC) com o coordenador do PACTO, engenheiro civil Argemiro Antônio Fontes Mendonça e, às 17h30 um debate sobre o PACTO. Logo após terá início a eleição para delegados.

*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT