Adido francês recebe presidente do Confea para tratar da WEC 2008

23 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A divulgação, na França, junto a agências governamentais, empresários e profissionais, a montagem de uma exposição científica e a indicação de um palestrante, foram os compromissos assumidos pelo adido científico da embaixada da França no Brasil, Jean-Pierre Courtiat, com o presidente do Confea,. Marcos túlio de Melo, sobre a participação francesa na terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros – WEC 2008 – que será realizada em Brasília de 5 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções.

O encontro entre Courtiat e Túlio de Melo aconteceu na manhã de hoje na embaixada da França, e dele participaram também a presidente do Crea-DF, eng. civ. Lia Sá, o conselheiro federal e coordenador da WEC no Brasil, eng. eletric. Paulo Bubach e o gerente de Relações Institucionais do Confea, René Bayma.

Túlio de Melo, que apresentou proposta para a participação francesa na próxima edição do maior congresso de engenheiros que acontece no mundo, historiou sobre a projeção da WEC – já realizada na Alemanha e na China – , e informou que tanto a CNI, quanto Febrae e FMOI, respectivamente, Confederação Nacional da Indústria, Federação Brasileira de Associações de Engenheiros e Federação Mundial de Organizações de Engenheiros, são parceiras no evento que pretende reunir cerca de seis mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros.

Courtiart considerou positiva a ligação entre o tema central da WEC 2008, “Engenharia, inovação com responsabilidade social” com as metas do milênio, definidas pela ONU”. Já Túlio de Melo destacou que a WEC “pretende que se faça uma reflexão sobre como engenheiros dos cinco continentes podem contribuir para solucionar questões como a da fome e da agressão ao meio-ambiente, entre outras, com a ajuda de tecnologias disponíveis atualmente”.

O presidente do Confea informou sobre a reunião do conselho consultivo internacional da WEC 2008, que acontece em Brasília, dias 23 e 24 próximos, para avaliar o andamento dos trabalhos que visam fazer da WEC 2008 um marco, entre os eventos ligados à área tecnológica.

Lia Sá, por sua vez, solicitou a Courtiat que na divulgação do evento na França destaque convites especiais para garantir uma boa participação de engenheiras francesas no Fórum da Mulher, um dos espaços na programação, destinado a discutir a questão de gênero e a promover encontros entre mulheres engenheiras, empreendedoras e cientistas.

Bem informado sobre o andamento dos preparativos para a WEC 2008, Courtiart disse que entrará em contato com a Associação Francesa de Engenheiros, com os ministérios da Economia e da Ciência e Tecnologia, além de organizações empresariais, e garantiu apoio à delegação francesa que “com certeza” virá ao Brasil.

Fonte:Confea