Agemat, Geoclube e Febrageo realizaram em Cuiabá o III GEOPolíticas – Barragens de Rejeito e Hidrogeologia na Mineração

4 de dezembro de 2020, às 10h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), juntamente com a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), realizaram no dia 03 de dezembro, o III GEOPolíticas – “Barragens de Rejeito e Hidrogeologia na Mineração”, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) João Pedro Valente, parabenizou os organizadores do evento e agradeceu a presença dos profissionais no auditório e os que estavam participando on-line. “O evento contou  com a participação dos  principais especialistas e consultorias de Barragens de Rejeito e Hidrogeologia na Mineração do Brasil. Devido as condições que envolvem nosso país nos últimos meses, muitos participantes não estiveram presentes   no auditório, mas eles estão participando via on-line, os avanços tecnológicos nos proporcionaram tais benefícios”.

A presidente da Agemat, Sheila Klener Jorge de Sousa, destacou a importância do III GEOPolíticas para os profissionais da  Geologia e áreas   Tecnológicas. “O evento GEOPolíticas foi criado pela Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO há 03 anos , com o objetivo de congregar representantes de diversas entidades para discutir e propor políticas públicas nacionais, regionais, estaduais e municipais sobre Geologia e temas correlatos de forma integrada, atuando em vários estados, buscando incrementar a ação dos Geólogos junto à sociedade. Nesses 03 anos de realização, o  evento contou com a participação de mais de 3 mil  profissionais, estudantes, professores e empresários, discutindo diversos temas e apresentando propostas à sociedade brasileira”, destacou a geóloga.

Caiubi Emanuel Kuhn, presidente do Geoclube e coordenador da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas do Confea (CCEGEM), enalteceu a presença dos participantes do evento indagando a importância dos principais temas do evento. “ Entre os principais temas tratados estão: Plano de Segurança de Barragem e Gestão de Risco; Metodologia Construtiva de Barragens de Rejeito e a Tendência aos Projetos de Pilhas; Fiscalização de Barragens no Estado do Mato Grosso; Fiscalização de Atividades Minerárias pelo Sistema Confea/Crea, entre outros temas importantíssimos para ser tratados com os profissionais de geologia de todo o país”.

Ao final da solenidade de abertura o presidente da Febrageo Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, destacou a importância do tema do evento. “O Terceiro GEOPolíticas traz como tema central, “Barragens de Rejeito e Hidrogeologia na Mineração”, assunto de extrema importância que precisa ser discutido de forma permanente pela sociedade brasileira, na busca de inovações tecnológicas e políticas públicas que integrem o desenvolvimento sustentável e a segurança para as comunidades”.

 

Igor Bastos/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)