Agrishow 2008 pode ser novamente cancelada

24 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Apesar de não haver nenhuma confirmação oficial sobre a realização da Agrishow Cerrado em Rondonópolis, nos bastidores, há boatos de que a maior feira de tecnologia e comércio de Mato Grosso pode ser pelo segundo ano consecutivo cancelada. Uma fonte ligada a uma das empresas que estão diretamente envolvidas com a organização do evento na cidade, disse ao Diário que, por motivos de endividamento do produtor mato-grossense, a feira do próximo será cancelada.

Ainda em março deste ano, o superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Dario Hiromoto, logo após a abertura da última etapa do TecnoCampo 2007, chegou a afirmar ao Diário que a realização do evento depende do comportamento do mercado agrícola e que a nova edição da feira deve passar por uma reestruturação.

A outra empresa que também é responsável pela organização e realização da Agrishow na cidade – a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), de São Paulo (SP) -, foi procurada ontem para falar sobre o assunto, porém, o responsável pelo evento que ocorre em cinco regiões do País, encontrava-se em viagem à Argentina. A única informação prestada pela Abimaq, via assessoria de imprensa, é de que a situação da realização da feira permanece indefinida por dois motivos – endividamento agrícola no Estado e mudança da direção que assume a organização do evento. Em julho deste ano, uma nova equipe da Abimaq foi eleita a assumir o cargo.

Se confirmado o cancelamento, este será o segundo ano, após quatro edições em que a feira não é realizada por conta da crise no setor do agronegócio que deixou seqüelas no segmento após três safras ruins (04/05 a 05/06). Entre outros assuntos que permanecem sem solução está o local em que a Agrishow Cerrado seria realizada – se caso for oficializado que Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá) não será sede da feira em 2008.

TECNOCAMPO – Mesmo que a suspensão da Agrishow em Rondonópolis se confirme, o Estado e a cidade não devem ficar sem eventos que disseminem as novidades em tecnologia no setor agrícola. Segundo informações de uma fonte, que preferiu não ser identificada porque tem ligação com os organizadores do evento – Fundação MT -, outras edições do TecnoCampo devem ser realizadas com o intuito de levar ao produtor mato-grossense as novidades tecnológicas que são desenvolvidas tanto nas variedades de sementes, quanto em implementos agrícolas, separando assim as atrações de cunho comercial – já que a situação financeira do público-alvo (produtores) ainda é delicada e necessita de alternativas.

Fonte:Diário de Cuiabá